Centenário de Leônidas da Silva é lembrado em Doodle do Google

Google fez uma homenagem sob a forma de Doodle ao jogador de futebol Leônidas da Silva, o criador do gol de bicicleta. O Diamante Negro, como era chamado, completaria 100 anos nesta sexta-feira (06), caso ainda fosse vivo.
Doodle do Google homenageia Leônidas da Silva (Foto: Reprodução/TechTudo)Doodle do Google homenageia Leônidas da Silva (Foto: Reprodução/TechTudo)
O atacante passou pelos times do Vasco, Flamengo e Botafogo, se consagrou no São Paulo, onde conquistou o pentacampeonato paulista. O Homem-elástico, outra alcunha do atleta dada devido à sua elasticidade, também jogou pela Seleção Brasileira.
Vestindo a camisa do Brasil, Leônidas da Silva jogou sua primeira Copa do Mundo em 1934. A equipe teve um péssimo desempenho e o atacante foi o responsável um único gol feito pela equipe durante a competição.
Leônidas da Silva foi artilheiro da Copa do Mundo de 1938 (Foto: Reprodução/ Site Oficial do Flamengo)Leônidas da Silva foi artilheiro da Copa do Mundo de 1938 (Foto: Reprodução/ Site Oficial do Flamengo)
A consagração veio quatro anos depois, em 1938, quando o jogador foi o artilheiro do mundial, com oito gols, e foi escolhido o melhor da competição. Com ajuda do Diamante Negro, a seleção conquistou seu melhor desempenho em Copas até então, ficando em terceiro lugar.
Gol de bicicleta
Gol de bicicleta de Leônidas da Silva (Foto: Gazeta Press / Alberto Sartini)Gol de bicicleta de Leônidas da Silva (Foto: Gazeta Press / Alberto Sartini)
O próprio Leônidas da Silva se dizia criador do gol de bicicleta. A jogada consiste em fazer um gol de no ar, com o corpo praticatimente paralelo ao chão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes