quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Intimidação e Censura

Os anos da ditadura militar foram conhecidos como os Anos de Chumbo. Esta é uma imagem inteligente e sugestiva, já que a cor chumbo é escura e sem brilho, como as forças conservadoras daquela época tentaram impor à toda sociedade.

E assim, vivemos todos, por mais de duas décadas, privados dos nossos direitos básicos garantidos por qualquer constituição democrática em um Estado de Direito.

Direitos como a liberdade de expressão, de voto, o de ir e vir, o de livre associação, etc..., foram dissociados da vida cotidiana dos cidadãos atravás de uma série de medidas de força, intimidação e censura.

Foram anos tristes, de perdas importantes e que deixaram cicatrizes varridas para baixo do tapete.

A intimidação é uma forma clássica de ação do pensamento autoritário. Como vivemos tempos democráticos, não cabe mais a intimidação física muitas vezes perpetradas na calada da noite como nos anos de excessão.

Para os que se acham donos de um "feudo" chamado Campos dos Goytacazes, no entanto, é preciso monopolizar a circulação de informação para se perpetuarem na condição de atores importantes no cenário político/empresarial regional. Neste sentido, é preciso calar a voz dos que se "atrevem" a questioná-los sob pena de não mais serem os únicos formadores de opinião da região e desta forma não mais capitalizarem esta preciosa moeda de troca político-financeira.

Desta forma, a intimidação assume outra forma: a intimidação financeira. Você ousa nos questionar? Isto custa caro, amigo, sabe com quem está falando?

Por mais anacrônico que isto possa parecer, jogo é jogo e é preciso defender os interesses às vezes odiosos e inconfessáveis de qualquer maneira!

Espero sinceramente que a esfera judicial, de forma livre e independente arbitre este problema da melhor maneira possível, e que esta seja uma experiência didática e ensine a algumas pessoas que o pensamento é livre, a opinião é pessoal e consciências não estão em liquidação em algum balcão de negócios.

Ou, para alguns estão?

3 comentários:

Mah disse...

Gostei bastante dessa aki, cara.
Tb te seguirei por aki.
Abraços.

Ana Paula Motta disse...

Gostei da abordagem,Claudio. Censura é só o que faltava nessa planície pantanosa...

Provisano disse...

Os anos de chumbo, ficaram para trás, as Liberdades Democráticas estão aí e nada vai poder removê-las de nossa Democracia. Nova ainda, em fase de consolidação e aprimoramento mas, a melhor forma de governo, isso é um fato incontestável, apesar dos inúmeros fatos deprimentes que surgem dia após dias como as cenas deprimentes protagonizadas nos últimos dias no Senado Federal por exemplo.

A Liberdade de Expressão é um pilar básico dessa consolidação da Democracia e, não pode ser ameaçada por nenhum tipo de intimidação, seja ela de que forma for.

A tentativa de calar e mesmo intimidar a voz de blogs da nossa blogosfera como o do professor Roberto Moraes, o do advogado Cláudio Andrade e o Urgente do Vitor Menezes, certamente será barrada pelo Judiciário, que agirá no sentido de preservar a instituição da Liberdade de Expressão.

O que temos é que ficar vigilantes, atentos e fortes para evitar que essas tentativas tenham exito, pois se permitirmos que passe um boi, passará uma boiada.