Intimidação e Censura

Os anos da ditadura militar foram conhecidos como os Anos de Chumbo. Esta é uma imagem inteligente e sugestiva, já que a cor chumbo é escura e sem brilho, como as forças conservadoras daquela época tentaram impor à toda sociedade.

E assim, vivemos todos, por mais de duas décadas, privados dos nossos direitos básicos garantidos por qualquer constituição democrática em um Estado de Direito.

Direitos como a liberdade de expressão, de voto, o de ir e vir, o de livre associação, etc..., foram dissociados da vida cotidiana dos cidadãos atravás de uma série de medidas de força, intimidação e censura.

Foram anos tristes, de perdas importantes e que deixaram cicatrizes varridas para baixo do tapete.

A intimidação é uma forma clássica de ação do pensamento autoritário. Como vivemos tempos democráticos, não cabe mais a intimidação física muitas vezes perpetradas na calada da noite como nos anos de excessão.

Para os que se acham donos de um "feudo" chamado Campos dos Goytacazes, no entanto, é preciso monopolizar a circulação de informação para se perpetuarem na condição de atores importantes no cenário político/empresarial regional. Neste sentido, é preciso calar a voz dos que se "atrevem" a questioná-los sob pena de não mais serem os únicos formadores de opinião da região e desta forma não mais capitalizarem esta preciosa moeda de troca político-financeira.

Desta forma, a intimidação assume outra forma: a intimidação financeira. Você ousa nos questionar? Isto custa caro, amigo, sabe com quem está falando?

Por mais anacrônico que isto possa parecer, jogo é jogo e é preciso defender os interesses às vezes odiosos e inconfessáveis de qualquer maneira!

Espero sinceramente que a esfera judicial, de forma livre e independente arbitre este problema da melhor maneira possível, e que esta seja uma experiência didática e ensine a algumas pessoas que o pensamento é livre, a opinião é pessoal e consciências não estão em liquidação em algum balcão de negócios.

Ou, para alguns estão?

Comentários

Mah disse…
Gostei bastante dessa aki, cara.
Tb te seguirei por aki.
Abraços.
Ana Paula Motta disse…
Gostei da abordagem,Claudio. Censura é só o que faltava nessa planície pantanosa...
Provisano disse…
Os anos de chumbo, ficaram para trás, as Liberdades Democráticas estão aí e nada vai poder removê-las de nossa Democracia. Nova ainda, em fase de consolidação e aprimoramento mas, a melhor forma de governo, isso é um fato incontestável, apesar dos inúmeros fatos deprimentes que surgem dia após dias como as cenas deprimentes protagonizadas nos últimos dias no Senado Federal por exemplo.

A Liberdade de Expressão é um pilar básico dessa consolidação da Democracia e, não pode ser ameaçada por nenhum tipo de intimidação, seja ela de que forma for.

A tentativa de calar e mesmo intimidar a voz de blogs da nossa blogosfera como o do professor Roberto Moraes, o do advogado Cláudio Andrade e o Urgente do Vitor Menezes, certamente será barrada pelo Judiciário, que agirá no sentido de preservar a instituição da Liberdade de Expressão.

O que temos é que ficar vigilantes, atentos e fortes para evitar que essas tentativas tenham exito, pois se permitirmos que passe um boi, passará uma boiada.

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono