Eleições na OAB: "ORDEM DE VERDADE" ESCLARECE

O Movimento "ORDEM DE VERDADE" entrou em contato conosco e solicitou a divulgação de um comunicado que visa esclarecer algumas afirmações feitas por Dr. Claudio Andrade em entrevista postada aqui no Sociedade Blog ontem. Para os advogados da região, uma ótima chance para deixar as ideias mais claras para a eleição do dia 16 de novembro.
"Caros amigos do Sociedade Blog, parabéns por transformar o vosso espaço em um autêntico fórum de discussão sobre a eleição local para a OAB; o debate virtual ou pessoal é sempre bem-vindo e importante. Com este pensamento, desejamos fazer algumas observações sobre a entrevista do candidato da oposição, com o objetivo de não permitir que as suas mentiras continuem a ficar sem respostas.
Em primeiro lugar, o candidato da oposição não é nosso inimigo, apenas não concordamos com a sua lamentável atitude de pautar sua campanha em infundadas e agressivas críticas e em mentiras, muitas mentiras. Devemos lembrar ao candidato da oposição que até a relação entre inimigos deve e pode pautar-se no RESPEITO, o que dizer então de uma relação entre adversários, e não inimigos.
Em segundo lugar, Filipe Estefan nunca prometeu não concorrer à “reeleição”, mas sim não promover o “continuísmo”. O candidato da oposição quer confundir a classe e ser mais realista do que a própria Constituição Federal que, em seu art. 14, §5º, deixa claro que apenas um mandato pode ser pouco para a realização de todos os programas e projetos de governo, e por isso permite a reeleição de Presidente, Governadores e Prefeitos. Mas é certo que a Carta Maior admite apenas uma única reeleição, de tal modo que implicitamente considera que uma terceira gestão seria o início do continuísmo, ao passo que uma segunda gestão seria necessária e até salutar. E por esta razão, inspirado na própria vontade e espírito constitucionais, que Filipe Estefan, desde já, declara ser contra uma terceira gestão seguida, mas, por outro lado, pretende a reeleição e vai lutar por ela legitimamente. Mas, de qualquer forma, quem decide são os Advogados: isso se chama democracia.
Em terceiro lugar, a relação de realizações ainda não foi disponibilizada porque ainda não foi terminada. Mas todos podem esperar que até a próxima segunda-feira ela estará disponível em nosso site e enviada para diversos blogs. Depois de ser disponibilizada, esta relação provará a grande mentira da oposição quando afirma que a atual gestão nada fez pelos advogados. Fizemos muito, e isso será provado analiticamente.
Em quarto lugar, com relação ao Presidente Wadih Damous, em nosso site pode-se encontrar a frase “Apoiamos Wadih – Seccional RJ”, ao passo que no blog da oposição encontra-se “Wadih Damous apóia Cláudio Andrade”: esta é a diferença entre a humildade e a soberba, uma vez que enquanto nossa candidatura se traduz em apoio incondicional ao Presidente da OAB RJ para que os projetos não parem, o candidato de oposição se coloca acima da figura de Wadih para dizer que este último o apoia. O candidato fez propaganda conjunta com o Presidente Wadih? Não; mas nós fizemos. O Presidente Wadih deixou mensagem em seu blog? Não; mas no nosso sim. Em suma, Wadih não apoia o candidato da oposição, e esta discussão, embora absurda e até infantil, serve apenas para demonstrar o quanto a campanha da oposição se pauta em inverdades.
Em quinto lugar, independente se, em 2006, Carlos Alexandre era a primeira escolha de Filipe ou não para ser candidato a vice, a verdade é que a interação entre os estilos diferentes dos dois, ambos igualmente apaixonados pelo que fazem, representou a sustentabilidade dos projetos da atual gestão.
Em sexto lugar, o candidato da oposição equivoca-se ao dizer que Carlos Alexandre não sabe nada de política; a verdade é que ele apenas não sabe nada da espécie de política que é feita pelo candidato da oposição. Carlos Alexandre sabe muito bem da política do bom trabalho, do bom atendimento aos Advogados, da devoção ao seu cargo na OAB. É mentira que Carlos Alexandre não participava das reuniões internas de trabalho, muito pelo contrário, ele é e sempre foi voz participativa e ativa em todas as decisões da OAB. Assim como todo o Conselho, porque a gestão é participativa e democrática. O candidato da oposição nunca foi voto discordante, justamente porque ele nunca se manifestou para nada, como já foi dito aqui neste espaço, e muito menos participou de qualquer encontro no Rio de Janeiro.
Em sétimo lugar, o candidato da oposição foi processado disciplinarmente em 2006 porque sua atitude sempre foi de agredir aos seus concorrentes. É dessa sua política que nenhum de nós entende.
Em oitavo lugar, o vice Carlos Alexandre não se limitou a planejar congressos e seminários, como levianamente tenta fazer crer o candidato da oposição, pelo contrário, toda a contabilidade e o departamento financeiro são de sua responsabilidade conjunta com o Tesoureiro e o Presidente; todas as obras realizadas, as programações da “Semana do Advogado”, a defesa das prerrogativas dos advogados, especialmente na Justiça Federal, a elaboração e criação do site e do jornal da OAB, e demais realizações, tiveram a participação ativa de Carlos Alexandre, pois nossa gestão é realizada por todos, e não se pauta no culto da personalidade de uma única pessoa. Acreditamos sempre no trabalho de equipe.
Em nono lugar, a OAB Jovem nunca foi prometida por Filipe a qualquer outro advogado, mas somente ao candidato da oposição, que de imediato tomou posse da comissão. Entretanto, a atual Diretoria desconhece que o candidato da oposição tenha realizado qualquer evento de confraternização do porte informado na entrevista, nem tampouco da revitalização do Escritório Modelo.
Em décimo lugar, as acusações de que a atual gestão foi omissa em várias questões serão respondidas com a relação de nossas realizações que será disponibilizada em breve em nosso site www.ordemdeverdade.com.br. Dezenas de ofícios requerendo juízes para todas as nossas comarcas, requerendo serventuários, inclusive para São Francisco, o começo da luta pela 3ª Vara do Trabalho e pela mudança do prédio da Justiça do Trabalho, requerimentos de reforço de policiamento, debates sobre segurança pública, etc. Mas uma observação particular deve ser feita sobre a greve dos serventuários: o mandado de segurança que garantiu a volta parcial dos serventuários ao trabalho teve por base o relatório redigido justamente por Filipe Estefan no “Colégio de Presidentes” da OAB RJ no ano de 2008, como inclusive fez constar no jornal da 12ª Subseção em sua 3ª edição. Lamentável a informação enganosa ventilada em sua campanha.
Em décimo primeiro lugar, estão disponíveis para todos os advogados a cópia do contrato de aluguel do ônibus, feito com a empresa Everly´s que fica ao lado da OAB, bem como os registros de pagamentos feitos por cheques diretamente por nós a esta empresa para a circulação do ônibus em favor dos Advogados e estagiários. Porque usar da inverdade para obter o voto? Pensamos e acreditamos que fica mais elegante reconhecer o trabalho do próximo. Por fim, quanto aos prognósticos da eleição, vamos esperar que os Advogados decidam.
Filipe Franco Estefan
Carlos Alexandre de Azevedo Campos "

Comentários

Anônimo disse…
Esta brincadeira de Pinóquio que o Claudinho faz já deu o que tinha que dar....
Anônimo disse…
Esta brincadeira de Pinóquio que o FILIPE ESTEFAN faz já deu o que tinha que dar....
Michel disse…
Parabéns ao sociedade blog que cada vez mais esclarece para nós advogados as propostas de cada um dos candidatos. Decidi meu voto por Filipe Estefan pois após ler várias colocações quanto ao ônibus da Oab ser um presente de wadih eu fui pessoalmente a casa do advogado e pude ver um contrato entre a 12ª subseção e a empresa vizinha, logo pude comprovar que o cláudio usou de má - fé ou realmente desconhece os atos da administração.
Anônimo disse…
Que bom que as verdades estão aparecendo.
Marcia Mattos disse…
Conversando com alguns professores que militam há alguns anos na área e observando as diferentes posturas nos últimos tempos, vou torcer para que o Dr. Filipe vença esta eleição. Como ainda não tenho direito a voto, é o que me resta este ano.

Boa sorte aos candidatos!
Alberto Costa disse…
Com todo respeito, acho que já está na hora de dar um tempo neste debate. O Claudio Andrade tem 2 blogs na internet e faz campanha direto através deles. Já a chapa Ordem de Verdade me parece que está em campanha virtual há menos tempo. Estilos diferentes em todos os sentidos. Não sou advogado, mas leitor de vários blogs de Campos, sendo que A Trolha é o meu predileto.

Que mantenham um bom nível na campanha!!
Anônimo disse…
Ainda estou indeciso, mas esclarecimentos como este realmente podem ajudar.
Anônimo disse…
voto na ordem para todos
Marco Aurélio disse…
Sou advogado no Rio e é bom ver que as eleições da OAB ganham espaço em blogs da cidade. Já fui a Campos algumas vezes para audiências e observei problemas aí que temos em vários municípios do Estado.Se estão reclamando aí, venham para o Rio...rsrsrs
Que os colegas da cidade tenham a clareza necessária para a melhor decisão. Eleição é coisa séria.
Anônimo disse…
Importante e relevante iniciativa deste blog. Já tenho a minha opinião formada, mas nem a expressarei aqui. Mas é muito bom ter um espaço mais democrático na blogosfera.
CHICO disse…
debate de alto nível promovido pelo blog. ao que me parece o candidato da situação (Filipe) está mais preparado para gerir a aob por mais um mandato. sinto por parte do opositor (claudio) certa imaturidade até mesmo nos debates, acho que será uma boa via no futuro mas no momento ainda está verde para ocupar uma cadeira tão importante. Nessa eleição estou com a chapa do Filipe.

abraço ao blog.
xacal disse…
é verdade que o espaço virtual se consolidou como importante arena para o debate, embora muito ainda não entendam bem como se portar, e o papel de cada um nesse "jogo"...

por outro lado, a repercussão da rede não pode ser supervalorizada...

ainda assim, se olharmos a repercussão de cada passo de um e de outro candidato, não é leviano supor que uma das candidaturas já foi para o "brejo"...

parabéns ao blog sociedadeblog pela iniciativa...

quando crescer vou querer ter um blog assim...!

abraços, rapazeada...!
Como um dos editores do blog, quero mais uma vez agradecer aos amigos que aqui deixaram seus comentários.
Um especial agradecimento e abraço ao implacável Xacal!!
Anônimo disse…
Até o Xacal por aqui!!!
Mesmo sem entender muita coisa sobre o assunto abordado, parabéns à galera do Blog!!!
José disse…
A cada dia que paasa tenho a certeza que a melhor opção é Filipe Estefan, pois como bem disse o presidente estadual Wadih... para não parar wadih e filipe denovo!
Anônimo disse…
não sei pq q seu blog tem ibope
to fora do sociedade blog
KIKO tenho cum isso (ex-votante e procuradô) disse…
Esta brincadeira de Pinóquio que o CALDO ANDRADA faz já deu o que tinha que dar....
Anônimo disse…
tem mta gente no meu escritório e num escritório da alberto torres postando vários comentários afavor do cláudio, mas vcs não postam pq?
kd a democracia.....
duvido que só tenha gente agredindo claudio.
pelo que sei só desses escritorios são uns 12 advogados com claudio e vcs só postam qdo falam do f.e e c.a.
tem babado aí hein.....
Celso Vaz disse…
Anônimo das 13:34: existem muitos blogs melhores. Visite-os!!
Anônimo disse…
Parabéns ao sociedade blog que cada vez mais esclarece para nós advogados as propostas de cada um dos candidatos. Decidi meu voto por cláudio andrade pois após ler várias colocações quanto ao ônibus da Oab ser um presente de wadih.nunca que filipe agradeceu ao presidente estadual e nunca disse issso aos advogados
obrigado e mto obrigado ao claudio que tem tanta amizade pelos advogados.
Anônimo disse…
A cada dia que paasa tenho a certeza que a melhor opção NÃO é Filipe Estefan,POIS MTO ME INDIGNA A OMISSÃO DELE EM NOS AJUADR NAS PRERROGATIVAS, ONDE EXISTE UMA COMISSÃO TÃO INERTE NA 12ª SUBSSEÇÃO.
Celso Vaz disse…
Anônimo das 17:58: Fazemos sim uma filtragem de comentários, pois não é nossa intenção que o nível caia tanto. Fiz uma postagem agora explicando isso mais uma vez.
Obrigado por sua participação
Rosane disse…
Realmente não está difícil escolher. Basta ver o nível das duas entrevistas. Um só sabe atacar. O Outro argumenta. Prefiro a inteligência à força descabida.

Vou de Filipe e Carlos Alexandre
Anônimo disse…
Por que não fazem um debate ao vivo em vez de escreverem? Pelo que andei lendo o presidente é q está fugindo. Advogados querem cara na reta. Aguardo o debate, como no Rio estão fazendo.
Celso Vaz disse…
ô anônimo aí cima,

aqui não é rede bobo!!!! O nosso papel já foi feito. Agora vamos só esclarecer algumas coisas quando forem necessárias.

abraço!!
xacal disse…
é incrível...não possuem "repercussão", e querem "dirigir" quem tem...

isso é autoritarismo...

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes