Dia do rádio: Homenagem a Amador Pinheiro da Silva


Como fã desse meio de comunicação, não poderia deixar passar em branco a data. Nos idos de 1923, Edgar Roquete Pinto fundou a primeira emissora de rádio no Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em homenagem ao seu patrono, o dia do rádio passou a ser comemorado na data de seu aniversário, 25 de setembro. Mas nossas homenagens também ao campista Amador Pinheiro da Silva (foto), que fundou a primeira emissora de rádio do interior do antigo Estado do Rio de Janeiro, a nossa "antiga" Rádio Cultura de Campos - PRF-7. Amador fundou a emissora em sua própria residência, localizada na XV de Novembro em novembro de 1934 e fez dela um dos maiores pólos musicais de nossa cidade por muitos anos. Faleceu em 1965, aos 69 anos.

Comentários

walnize carvalho disse…
O meu comentário começa com o início de sua postagem:"Como sou fã do rádio..."gostei da referência a este dia e ao seu fundador(Amador Pinheiro da Silva)
Entrei no Túnel do Tempo e lembrei do meu pai- (Waldir Carvalho) -pioneiro na radiofonia local(Cultura) em novelas e rádio -teatro.Trabalhou durante 10 anos seguidos(50/60) neste veícul0 produzindo também escretes humorísticas e o "Nossa terra, nossa gente"
Suave lembrança,
Walnize Carvalho
Anônimo disse…
bem lembrado Gustavo

Franciso antonio
Gustavo Rangel disse…
outra boa lembrança Walnize. Tive a oportunidade de entrevistar seu pai uma vez. Uma figura encantadora. Parabéns!!!
walnize carvalho disse…
Gustavo Rangel,
Só lamento (no maior estilo cidadã campista) já falecido há quase dois anos a municipalidade não ter dado a ele um nome de rua,já que escreveu:"Gente que é nome de rua"(3 volumes) e "Campos depois do Centenário"(3 volumes)sem falar de romances etc...muitos já esgotados!
Walnize Carvalho
Gustavo Rangel disse…
É uma pena mesmo Walnize. Sinta-se a vontade para fazer aqui em nosso humilde espaço uma homenagem ao Waldir. Ele merece. abs

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes