Sociedade Entrevista: Filipe Estefan e Carlos Alexandre- Última parte

Bem, aqui está a terceira e última parte de nossa entrevista com os advogados Filipe Estefan e Carlos Alexandre, candidatos da chapa "Ordem de Verdade" nas eleições da 12ª subseção da OAB. Neste trecho, assuntos polêmicos, como a informação usada pela chapa oposicionista de que o presidente Filipe Estefan será candidato a deputado estadual ano que vem.
Esperamos ter colaborado de alguma forma com os nobres causídicos neste processo eleitoral. Aproveitamos para colocar à disposição nosso espaço para o candidato da oposição, Dr. Claudio Andrade, embora ele já utilize bastante o seu blog para expor suas opiniões.
5- Por que só agora a campanha na mídia eletrônica?

Filipe Estefan: Tínhamos compromissos de gestão importantes em favor dos advogados, como a luta pelo término da obra da sede provisória da justiça do trabalho e a implantação da 3ª vara do trabalho, que ao que tudo indica será realizada em novembro, em que pese nossos esforços para que fosse em agosto ou setembro deste ano; teve também a luta desenfreada junto ao Tribunal de Justiça e à corregedoria para designação de juízes e serventuários para Campos, São João da Barra e São Francisco, a programação da semana do Advogado, a reforma da sede da casa do Advogado, a reforma das sub-sedes de Italva/Cardoso e São João da Barra, que estabelecemos como prioridades; apenas agora estamos podendo focar mais o processo eleitoral, justamente dentro do cronograma eleitoral da entidade. E ainda teve o problema de saúde de Alexandre, que foi uma barra pesadíssima para todos nós.

Carlos Alexandre: Em primeiro lugar, só estou realmente recuperado de duas cirurgias por conta da diverticulite há duas semanas; voltei a trabalhar mesmo há duas semanas. E também porque o “tempo de campanha” de uma oposição é diferente do da situação, e não podemos pautar nossa agenda pela oposição. Enquanto a oposição faz campanha, a situação trabalha. Ainda tem o lance de eu e Filipe termos escritórios, clientes.... sabe como é? Nosso trabalho está aí para ser julgado, e tenho certeza que a avaliação é muito positiva. Já a oposição precisa de muito tempo para desconstruir o que foi bem construído, por isso a campanha da oposição começa muito mais cedo. Só que tenho certeza que mentiras não conseguiram e não conseguirão desconstruir o trabalho sério e sincero que fizemos.

6- E sobre a acusação de Filipe sair da Presidência, se reeleito, para ser candidato a Deputado Estadual?

Filipe Estefan: É uma grande mentira, se a oposição está com esse discurso, está mentindo para os Advogados. Se reeleito cumprirei meu mandato pois temos projetos de gestão bem audaciosos em favor dos Advogados e estagiários do qual queremos trabalhar para honrar.

Carlos Alexandre: Mentira. Todo mundo sabe que o único que tem pretensão política obsessiva é o candidato da oposição.

7- Gostaria de deixar uma mensagem aos advogados da região?

Filipe Estefan: Colegas Advogados, estagiários e familiares, muito obrigado por acreditar em nossa candidatura em 2006, e, tenho certeza que fizemos por merecer, pois trabalhamos muito nesses últimos anos, com afinco, presteza, dignidade, humildade, respeito e dinâmica, e penso que nossos trabalhos contribuíram enormemente para valorização da advocacia e da OAB na região. A nossa candidatura pela reeleição é fruto da necessidade de darmos continuidade ao trabalho que estamos desempenhando a frente da OAB, por acreditarmos em nossa profissão, pois vivemos dela, por acreditarmos no direito, e por isso estudamos e divulgamos as ciências jurídicas, por acreditarmos no judiciário em que pese a crise que vem atravessando, mas lutamos pela melhoria de seu funcionamento, por acreditarmos que a sociedade tem o sagrado direito de acesso a justiça, e por isso, continuamos defendendo melhorias no sistema, e por acreditarmos que a força divina continuará conduzindo nossos trabalhos e caminhos à frente da OAB em favor dos Advogados, estagiários e da sociedade como um todo.

Carlos Alexandre: Todos que me conhecem sabem o quanto eu sou objetivo, às vezes pareço até muito sério. Então vou ser ainda mais objetivo: eu quero só trabalhar, só isso; é só o que eu sei fazer, o que gosto de fazer, e é o que nós temos feito, e, se DEUS quiser, é o que continuaremos a fazer: trabalhar. Parabéns a todos por serem ADVOGADOS, e podem contar conosco para zelar pela OAB.

Comentários

Sérgio disse…
Bem, quero mais uma vez cumprimemtar a galera do Sociedade. Se até o momento só tínhamos a palavra de um candidato, a partir desta esclarecedora entrevista, me parece que as coisas estão mais claras.
MARCELO disse…
é.....
mais uma acusação infundada......
e agora dotô????????????????????
Anônimo disse…
E a verdade vem à tona.....
Anônimo disse…
Acredito que ainda tem muita água paa rolar, muitas verdades para aparecerem. Acho que o Claudio foi muito bem em começar cedo, pq com a máquina na mão é bem fácil né?
Anônimo disse…
Espero que dêem o mesmo espaço para Dr. Claudio Andrade.
João disse…
O dotô claudio ta faltando até a em entrevistas na rádio...acho que ele está um pouco tonteado com a situação que pelo visto colocou de vez o bloco na rua...agora ficou ruim heim!
Anônimo disse…
kakakkakak, consertaram o telhado da OAB é ótimo!!!! Alguém viu eles falarem o que fizeram de prerrogativas? Acho que o Cláudio é que tá certo mesmo.
Reinaldo disse…
Que bom que Filipe resolveu responder as mentiras que outro candidato colocava em seu blog. Parabéns pela entrevista!!!
E Dr. Carlos Alexandre mandou muito bem!!!!
Marcia Mattos disse…
Realmente, não há como não dizer que muitas perguntas e até acusações foram bem respondidas. Parabéns ao blog pela iniciativa!! Como ainda estudante, mas futura advogada (se a maldita prova da OAB deixar...rsrss), pude perceber mudanças claras entre as candidaturas. Espero agora que Dr. Claudio Andrade possa responder o que foi dito. De repente aqui mesmo no Sociedade, já que abriram o espaço para a "Ordem de Verdade".
Nikolle disse…
Votarei no em Dr. Filipe e Dr. Carlos Alexandre, mas gostaria também de ver uma entrevista com Dr. Claudio Andrade aqui no blog.
Ele poderia esclarecer algumas coisinhas.
Seria de muita importância para a classe que ele diz representar. Até porque até agora ele nada falou em seu blog sobre as explicações dadas aqui.
Sou mais um a agradecer a Filipe e Carlos Alexandre pela primeira entrevista neste período de campanha. Também achei esclarecedora. Sou da equipe do Sociedade e embora esteja um pouco afastado do blog, fiquei muito feliz em ter auxiliado de alguma forma.
Embora não seja de meu interesse imediato advogar, pois estou em período de estudos para concursos e com alguns probleminhas particulares, acho importante participar de forma indireta deste processo. Mas volto a ressaltar, como o Celso disse,que o Sociedade Blog está à disposição de Dr. Claudio Andrade.
Boa sorte aos candidatos!!!
Karina Alves disse…
acho que ainda falta muitas perguntas a serem feitas aos dois candidatos. Acho ótimo conforto de salas bem arrumadas, de poltronas bem aconchegantes,de computadores rapidos e eficientes, de livros recentes e bibliotecas equipadas, acho que o telhado é uma boa obra, mas gostaria de saber quanto o que os dois candidatos pretendem fazer quantos aos problemas de acesso aos juizes, aos lentos processos, aos mandados de pagamentos que demoram as vezes um ano para serem processados....e muitas outras coisas praticas a qual depende a vida de um advogado...sala nova, telhado novo, onibus novo, isso tudo é importante , mas o que adianta vc ter salas bem equipadas, e o produto final ser defeituoso, o produto final é advogado satisfeito..e cliente satisfeito.. precisamos de uma justiça rapida e eficiente para que isso aconteça... precisamos lutar junto a sociedade para termos isso,a justiça esta agonizando e os advogados estão agonizando junto, mas ainda falta muito ser feito .. e parabens ao Blog pelo espaço, mas como ja disse sou a favor da democracia e devem dar espaço ao candidato da Opopsição. Só quem sai ganhando com isso são os advogados e estagiários da OAB Campos.
ORDEM DE VERDADE disse…
Cara Karina Alves,

são importantes as suas observações.
Mas a primeira coisa que você deve fazer, para que não se decepcione com qualquer gestão da OAB, é dimensionar corretamente o papel da OAB e os seus limites para transformar certas situações indesejadas.
O problema de nosso Judiciário lento e ineficiente é uma daquelas situações em que as ações da OAB não tendem a surtir os efeitos imediatos que todos os advogados desejam. E isso é assim porque a solução depende muito pouco destas ações da OAB, infelizemente, mas sim do próprio Estado e do Judiciário.
A lentidão e a ineficiência da Justiça é um problema institucional do Brasil e do mundo, e não uma questão pura e simples de prerrogativas dos advogados campistas. Não se engane com promessas da oposição de solução para os problemas do Judiciário, pois estas promessas não passam de retórica vazia e totalmente distante da realidade.
E também não confunda Judiciário lento e ineficiente com violação de prerrogativas dos advogados: são dois lados da mesma moeda, mas são coisas diferentes cujas soluções passam por ações e tempo de efetividade muito diferentes.
Nossa gestão na OAB 2007/2009 acreditou que a única forma de minimizar estes problemas é lutando pelo aumento do número de juízes e serventuários da Justiça; foram enviados vários ofícios para os Tribunais de Justiça neste sentido, e no caso da Justiça do Trabalho o resultado foi positivo.
Claro que sempre que um advogado teve alguma sua prerrogativa violada, estivemos presentes e afastamos os obstáculos, mas isso não tem nada a ver com processo lento e arrastado.
Como proposta de campanha, afirmamos que, se reeleitos, continuaremos a lutar pelo aumento do material humano no Judiciário, como uma único meio OBJETIVO e PLAUSÍVEL de contornar, mesmo que parcialmente, os problemas do Judiciário.
Você pode conferir nossas propostas em nosso site www.ordemdeverdade.com.br.
Um forte abraço e esperamos que você, muito em breve, faça parte de nossa maravilhosa classe.
Filipe Estefan
Carlos Alexandre
KARINA ALVES disse…
Prezado Carlos Alexandre, agradeço sua resposta atenciosa e a breve aula de efetivas funções da OAB, mas em momento nenhum,em meu breve comentário disse ser a Ordem responsavel pela lentidão da Justiça, digo que devem se preocupar com tal situação e efetivamente trabalhar junto a sociedade para melhora-lá, sei que a Ordem nao tem "poder" de modificar um "ESTADO" defeituoso, o que sugeri foi "lutarmos" junto ...através de campanhas, através de medidas que sejam efetivas na vida diária de um advogado, sei que isso vocês podem fazer. E por fazer parte de uma familia com advogados respeitados nesta cidade é que sei o que acontece no Judiciario e na OAB Campos. Mas desejo a vocês Dr. Carlos Alexandre e Dr Filipe e ao Claudio Andrade uma eleição justa e limpa, QUE TENHO CERTEZA QUE SERÁ, e que só quem ganhe com isso sejam os advogados... e que Deus abençoe vocês.

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes