Guarabira, um exemplo para muitos

Nos últimos tempos tenho visto com mais frequência a TV Justiça (Canal 12 da Via Cabo), e hoje vi uma matéria muito bacana que gostaria de dividir com os amigos do Sociedade. O nome do programa é "Brasil.Jus" e retratou a realidade de uma pequena cidade no norte da Paraíba, reconhecidamente um estado brasileiro menos favorecido nos âmbitos social, financeiro e político.
Guarabira é esta cidadezinha que tem entre as suas características marcantes a forte religiosidade de seus habitantes. Ali podemos encontrar ainda as famosas "carpideiras", que são aquelas mulheres que choram nos enterros de pessoas que nem conhecem.
Mas, Guarabira vai muito além disso. É hoje um exemplo vivo e inovador da ressocialização de presos, um assunto tão polêmico e comentado nas rodas jurídicas.
Tudo começou há 2 anos, quando o Juiz da cidade, Bruno César Isidoro, teve a ideia de criar a Rádio Esperança, uma rádio comunitária que funciona no Forum do município, e é voltada para toda cidade, mas com especial atenção para os 500 presidiários de Guarabira.
Com isso, o magistrado criou um canal aberto com os detentos que frequentemente participam do programa afim de tirar dúvidas sobre os seus processos. Importante que se ressalte a conduta do juiz, que faz questão de não usar o "juridiquês" em suas intervenções radiofônicas, facilitando a participação mais ativa de toda a comunidade. Digo isto porque os habitantes de Guarabira adoram a programação da Rádio Esperança, que tem 60 caixas de som espalhadas pela cidade, e uma programação com muita música, religiosidade e esportes, o que acaba atraindo mais ainda a atenção de todos. Na rádio, voluntários que trabalham no Forum e presidiários se revezam nas várias funções.
Para terminar, Guarabira é a primeira cidade brasileira a utilizar as tornozeleiras eletrônicas, que são monitoradas em tempo real.
O resultado desta ideia? Desde o surgimento da Rádio Esperança, só houve uma tentativa de fuga e nenhuma rebelião no presídio de lá. Os presos trabalham em equipe de maneira voluntária e, com isso, ainda conseguem a diminuição da pena.
Claro que não é possível adotar métodos como este no Brasil todo. Mas trata-se de um belíssimo exemplo e uma verdadeira lição para a maioria da justiça no país.

Comentários

LIA disse…
Sou, guarabirense resido no Rio de Janeiro também vi o programa achei o máximo não imaginava que podesse existir projetos dessa natureza em guarabira os organizadores estão de parabéns. Projetos estes que poderiam servir de exemplo para as demais cidades principalmente as grandes que estão aí com seus presídios abarrotados de presos sem nada fazer maquinando novos crimes contra a sociedade.
Lia Ricardo em 25/09/2009 23:18
Obrigado por sua participação, Lia!
Guarabira realmente é um exemplo nessa questão!!
Joab Freire disse…
Nada a ver essa sua postagem amigo, Guarabira não essa 'cidadezinha pacata' como você pensa não, é uma das maiores cidades e importantes cidades da Paraíba e tem reconhecimento internacional com alguns fatos que acontecera aqui em 1996, carpideiras não existem por aqui, e essa rádio não é uma rádio pra toda cidade não, eu pelo menos nunca ouvi, acho que só passa no presidio mesmo.

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes