Entrevista com Dr. Claudio Andrade, candidato a presidente da OAB local

Conforme prometido, o Sociedade Blog fez uma entrevista com Dr. Claudio Andrade.
1- Como vem sendo seu dia a dia, após assumir a condição de candidato oposicionista a presidente da OAB local?
Dias de muito aprendizado e também de decepção. Aprendizado, no sentido de que já visitei diversos advogados e pude apresentar aos mesmos as minhas propostas com clareza e provar que são realmente viáveis.
Apostamos na visitação e estamos sendo recebidos com muito respeito. A campanha cresce na medida em que os advogados percebem que foram hipnotizados por uma tática de vitimização adotada pelo atual Presidente.
No que tange à decepção, refiro-me à constatação de que fui eleito inimigo da atual administração por entender que as prerrogativas dos advogados deveriam sobrepor quaisquer outros interesses.
Uma das maiores promessas de nossa campanha, em 2006, foi a não reeleição e foi esta promessa que o Filipe descumpriu em primeiro lugar. Ele‘feriu de morte’ uma plataforma de trabalho que tinha tudo para dar certo e beneficiar muito o cotidiano laborativo dos advogados.
Os advogados clamam por apoio. O atual Presidente está em fim de mandato e até o presente momento, não realizou uma ação sequer em defesa dos advogados. Em seu espaço eletrônico, não foi disponibilizada uma realização sequer. Elas não existem, pois tudo veio a reboque do atual Presidente Estadual cujo apoio público Dr. Filipe relutou demasiadamente em declarar.
2-O senhor é crítico contundente de seu adversário desde a sua saída da OAB, já que também participou do começo desta gestão. O senhor já apontou inúmeros defeitos durante este período. Consegue visualizar algo de positivo que foi feito nos últimos 3 anos?
Sim. A OAB é chamada, por grande parte da classe, de Ordem Universitária ou OAB Congresso. O atual Presidente vive dos feitos de seu vice que, diga-se de passagem, nunca foi a sua opção para o aludido cargo. O desejo do presidente sempre foi escolher a nobre advogada Inês, mas eu fiz ‘pressão’ e mesmo contra a vontade dele, Carlos Alexandre tornou-se o vice.
Carlos Alexandre é um bom profissional, mas não entende nada de política. Ao contrário do que ventila, ele sempre evitou participar das reuniões internas de trabalho. Eu era sempre o voto discordante, mas estava em quase todas elas. Em 80% das viagens ao Rio de Janeiro, para trazer benefícios para a Subseção de Campos, eu estava presente. E ele? Pergunte quantas vezes representou a OAB de Campos na Capital.
Durante a campanha de 2006, fui demandado em dois processos éticos, propostos por membros da antiga gestão, por defender a Chapa Uma Nova Ordem. Sabe quem foi um dos autores? Lucimeri Estevão. Sabe quem ela apóia agora? Filipe! Você consegue entender a linha de pensamento e de conduta desse Presidente? Aceita o apoio de um advogado que se esforçou muito para que a Chapa Uma Nova Ordem não fosse a vencedora.
3- A menos de dois meses da eleição, por que ainda não foi escolhido um candidato a vice em sua chapa?

Não entendo tanta curiosidade. O vice é uma pessoa com a qual o Presidente deve dividir suas funções. Na falta de um, o outro atua. O vice também deve receber, por delegação, funções diversas para que o seu cargo seja valorizado perante à classe. Viver organizando apenas Congressos e Seminários é muito pouco para um vice.
O meu vice será escolhido quando o nosso Grupo entender que chegou a hora. A questão do vice não é tratada de forma individual por mim. É uma questão que passa por todo o Grupo. Nossas opções são muito boas.

4- Há um bom tempo o senhor faz de seu blog um instrumento para sua campanha a presidente da OAB local. Há quanto tempo o senhor almeja este cargo?

Desde de que me tornei advogado. Já exerci funções na Gestão de Andral Tavares, onde presidi a Comissão de Combate às Drogas e, na atual gestão, como Presidente da OAB Jovem. Durante a minha gestão neste último cargo, organizei palestras direcionadas especificamente à prática jurídica, revitalizei o Escritório Modelo, aumentando em mais de 50% a sua utilização pelos advogados iniciantes, promovi campanhas de cunho social e realizei o maior evento de confraternização e integração do meio jurídico onde se fizeram presentes mais de 760 pessoas.
O fato de ter sido nomeado Presidente da OAB Jovem merece um importante registro. O atual Presidente foi tomar posse no Rio e, devido ao engarrafamento, eu e outros amigos de campanha no fim da cerimônia. Lá, à revelia de todos nós ( como de costume), soubemos que o Presidente da OAB Jovem já estava escolhido. Tratava-se de um advogado que é ligado a um vereador. Com certeza, a Comissão Jovem seria utilizada para fins de política partidária. Por isto, coloquei o meu nome na disputa e consegui o cargo. A classe livrou-se de um grande erro que seria cometido pela atual gestão.
5- O senhor é a favor da reeleição?

A reeleição de Filipe é um caso peculiar. Filipe não merece a reeleição, pois não fez por merecê-la. Trata-se de um homem simpático, cordial, mas que não tem perfil para o confronto que, às vezes, é necessário na labuta e no exercício do cargo de Presidente.
A OAB de Campos não se manifestou acerca do que ocorreu de relevante em nosso município. Podemos citar como exemplos, o elevado índice de homicídio, a suspeita de trabalho escravo nas usinas, a greve dos servidores do Judiciário, a carência de magistrados e de serventuários, entre outros problemas.
Além disso, deixou a Comarca de São Francisco do Itabapoana abandonada. Os problemas que os advogados enfrentam, na referida Comarca, são de conhecimento público. Perguntem o que foi feito. Lá, por questões ‘pequenas’, o Presidente ‘age com o fígado’.

6- Em entrevista neste blog concedida por seus oponentes, foi explicada a questão do microônibus dos advogados, uma de suas maiores críticas ao atual presidente. Caso o senhor seja eleito pretende renovar o contrato existente e continuar arcando com estes custos?

Com todo o respeito que o senhor merece, vale registrar que esta jamais foi a maior crítica feita por mim. O Dr. Filipe nunca se mobilizou para a disponibilização do ônibus. O mérito desta conquista foi de um conselheiro que, devido a determinadas ofensas a mim desferidas por ele, não citarei o seu nome. A minha crítica foi fundada na ingratidão de Filipe para com Wadih. Filipe omitiu da classe que o ônibus foi um presente para nós e poucos sabem que é a OAB Rio que paga o aluguel do ônibus.
Em minha gestão, a disponibilização do ônibus continuará firme e forte e com contrato devidamente renovado.

7- Por que o senhor acredita que será eleito na eleição de novembro?

Filipe foi eleito com aproximadamente 400 (quatrocentos) votos. Os votos conferidos a sua Chapa não representaram a metade mais um dos votos totais. Constatamos, assim, que ele não foi eleito pela maioria da classe.
Em segundo lugar, trazer a questão das prerrogativas para o debate foi muito importante. Diversos autos sem sentença, reduzido número de vagas no estacionamento do Fórum, problemas crônicos na Comarca de São Francisco, audiências na Justiça do Trabalho sendo agendadas para Novembro de 2011, advogados saindo de audiências às 21 horas (nos Juizados, em determinados dias, há um conciliador para 20 audiências), dentre outras questões que não foram combatidas pela atual Gestão.
Nas propostas da atual gestão, isto é discutido? Na oportunidade concedida a eles em seu blog, algum problema desses foi abordado?
Vamos trabalhar mais, pois a vitória depende de trabalho e da conquista dos votos por meio de propostas viáveis O advogado quer trabalhar. Estamos confiantes em exercemos um bom papel, pois grandes obstáculos já foram superados e o resultado a Deus pertence..

Comentários

MARCELO disse…
Parabéns ao blog!!
Deu espaço para os dois candidatos, ao contrário de outros, que fazem campanha aberta para Dr. Claudio. E lendo a entrevista do mesmo, tenho mais certza ainda que meu voto é de Filipe!!!
Anônimo disse…
Respostas vagas, como é vago o seu discurso. Boa oportunidade para decidir em quem votar.
Fillipe Godoy disse…
Parabenizo também o Blog.
Acho de extrema importância a publicação de entrevistas para que todos os advogados conheçam os perfis dos candidatos. Erros e acertos, projetos e componentes da chapa. Tenho carinho e admiração tanto pelo Felipe Estefan como pelo Cláudio Andrade, gostaria até que a campanha e os próprios comentários fossem mais civilizados, até porque não podemos passar para a sociedade que somos uma entidade de baixo nível, pois não somos. Isso não é uma guerra, isso é uma disputa eleitoral da principal classe do país. Após a eleição, todos vão continuar se encontrando nos fóruns e etc.
Cada candidato tem seu ponto de vista, cada um tem projetos diferentes. Eu acredito nos projetos do Cláudio Andrade e votarei nele.
Pires Advogados disse…
Analisando as duas entrevistas pude ter a certeza que a melhor opção para nós advogados é Filipe Estefan... parabéns ao blog por oportunizar essa alternativa para a classe. Cláudio gosto de você, mas você me lembra o Lula em suas primeiras campanhas para presidente...muito ódio no coração, muito radical...quem sabe cok o passar dos anos você amadureça e possa contar com o meu voto.

Valeu sociedade blog!
Anônimo disse…
Perdeu mais uma boa oportunidade de ficar calado. Quantas asneiras.
Tatiana disse…
Parabéns ao blog! Entrevista esclarecedora trazendo vários pontos importantes esquecidos pela atual gestão.
Rita disse…
Só reforça a imagem que já tinha dele. Um ânsia desenfreada pelo poder, sem limites. Não tinha dúvidas e agora tenho menos ainda.
Ordem de verdade!!
E parabéns ao blog pela chance de dar espaço aos dois candidatos.
Anônimo disse…
A máscara está caindo....Dr. Claudio só mostra cada vez mais a sua verdadeira face.
Que pena ver um jovem se perder por conta da vontade cega que tem de chegar ao poder!!!
Anônimo disse…
PARABÉNS AO BLOG!
COM CERTEZA MUDO HJ MEU VOTO PARA CLÁUDIO ANDRADE.
ELE É SIMPLESMENTE A MELHOR OPÇÃO.
COM CLÁUDIO FICAMOS SABENDO A VERDADEIRA FACE DE MUITAS PESSOAS QUE ANTES NÃO SABIAMOS.
TO COM CLÁUDIO APARTIR DE HJ.
OBRIGADA E DEVO ISSO AO BLOG DE VCS
Anônimo disse…
é impressionante como toda vez que leio entrevistas com o claudio andrade eu me surpreendo mais e mais com ele.
é um cara que luta com afinco pelos ideais da classe advocatícia.
ele é realista, mostra quem ele é e pra que veio ao mundo, ou seja, pra brilhar e ser líder.
agradeço ao blog por ter concedido à sociedade campista uma ilustre entrevista como esta.
bom demais pros advogados vc ganhar essa eleição cláudio e iremos respirar aliviados.
que seja bem vindo à Prsidencia.
Anônimo disse…
ANTES DE MAIS NADA, DESEJO QUE HAJA MIS CIVILIZAÇÃO NAS POSTAGENS.
EM SEGUNDO LUGAR, MEU VOTO É DE CLÁUDIO, POIS LUTEI LUTEI LUTEI E CONTINUO LUTANDO ATÉ HJ PARA SER ATENDIDO PELO ATUAL PRESIDENTE DA OAB E NÃO ME ATENDE.
ENTÃO, VOTO NO ENTREVISTADO DESTA SEMANA QUE É CLÁUDIO, PELO MENOS É MAIS ACESSIVEL, ESDUCADO E COM BOAS PROPOSTAS.
Anônimo disse…
SOU TOTALMENTE CONTRA A ESPÉCIE DE ADMINISTRAÇÃO FEITA PELO FILIPI ESTEFAN E SEUS CONSELHEIROS DE CHAPA.
TENDO EM VISTA QUE SÓ OLHAM PARA OS SEUS PRÓPRIOS UMBIGOS, NÃO APRSENTAM PROPOSTAS, NÃO MILITAM, NÃO SE PREOCUPAM COM OS JOVENS ADVOGADOS.
COLOCA A CARA NA RETA FILIPE!
PARA DE COLOCAR O SEU FIEL CONSELHEIRO NA SUA FRENTE E PARA DE FICAR NA SOMBRA DELE!
UM CARA QUE QUER SER REELEITO A PRESIDENTE TEM QUE HONRAR O TERNO QUE VESTE.
DESEJO QUE VC PERCA ESSA ELEIÇÃO POR TER IGNORADO TANTO OS PROBLEMAS DOS ADVOGADOS.
Geraldo disse…
Realmente temos que agradecer ao blog.
Basta comparar as duas entrevistas para confirmar quem deve ser nosso presidente. Seu nome: Filipe Estefan.
Anônimo disse…
que vontade faminta é essa filipe de ser reeleito?
que sede é essa de poder?
vc sempre foi assim, desde são joão da barra.
Anônimo disse…
obrigada ao blog.
voto cláudio andrade

M. manhães
advogada
Anônimo disse…
todo mundo sabe que filipe ganhou a eleiçoes por causa de cláudio.
Anônimo disse…
vcs falam que vontade é essa que dr cláudio tem de ganhar a eleição, mas é contraditório pq que sede é essa que filipe tem de ser reeleito?
Anônimo disse…
lendo a entrevista do cláudio, tenho mais certza ainda que meu voto é dele!!!Analisando as duas entrevistas pude ter a certeza que a melhor opção para nós advogados é cláudio andrade... parabéns ao blog por oportunizar essa alternativa para a classe. filipe gosto de você, mas você me lembra o Lula em suas primeiras campanhas para presidente...muito ódio no coração, muito radical...quem sabe com o passar dos anos você amadureça e possa contar com o meu voto.
Anônimo disse…
Aos gerenciadores do sociedade blog.

Quero deixar claro que não concordo com nenhuma postagem que possa ferir a integridade do outro candidato e acho correta a posição do blog. Em contrapartida, não é prova de veracidade o simples fato de uma postagem possuir um nome identificador.Será que todos os nomes identificados são reais?

Apenas uma dica...

Cláudio
Anônimo disse…
Só reforça a imagem que já tinha de FILIPE. Um ânsia desenfreada pelo poder, sem limites. Não tinha dúvidas e agora tenho menos ainda.
Ordem para todos!!
E parabéns ao blog pela chance de dar espaço aos dois candidatos.

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono