Olimpíadas no Rio: "Tô" fora!!


Falando em ESPN Brasil, tenho a mesma opinião da maioria dos jornalistas do canal sobre o sonho olímpico no Brasil.
Apesar de adorar a cidade maravilhosa e reconhecer suas belezas naturais, a simpatia do brasileiro e outros quesitos que estão sendo usados na propaganda favorável, estou remando contra a maré, ou seja, sou CONTRA as Olimpíadas aqui. Se eu não vejo o Brasil preparado a Copa do Mundo no Brasil em 2014, como já expus aqui no blog, imagine então uma edição de Jogos Olímpicos, que requer uma estrutura muito maior. Motivos não faltam, mas citarei apenas dois para não tornar a postagem muito longa: Existem prioridades bem mais importantes na vida do brasileiro do que construir estádios, complexos esportivos, velódromos e coisas do tipo. E aí entra o segundo motivo: Se você acompanhou atentamente os Jogos Panamericanos do Rio em 2007 sabe muito bem que a maioria quase absoluta das obras esportivas feitas na cidade viraram autênticos "elefantes brancos". O Parque Aquático Maria Lenk está abandonado, o mesmo acontecendo com o Velódromo. O Engenhão só não está na mesma situação porque o Botafogo topou ficar com o estádio, que por sinal não traz sorte nenhuma. A Arena Multiuso, virou casa de shows. O prometido metrô até a Barra até hoje não saiu. Muito menos a famosa despoluição da Baía de Guanabara.
Em 2002, o Comitê Organizador do Pan-Americano (Co-Rio) afirmara em documentos oficiais que o gasto total não ultrapassaria a casa dos 409 milhões. Dados os números definitivos, o custo total do Pan 2007, somando-se todos os investimentos públicos, chegou a incrível marca de R$ 4,7 bilhões. E viu-se alguma melhora???
A questão é que governo nenhum do Brasil respeita o esporte da maneira merecida e os exemplos de abandono e descaso estão todos os dias na imprensa. Não acredito que as coisas possam mudar de maneira tão significativa, e com os nomes que aí estão na "batalha" para trazer as Olimpíadas para o Rio, as minhas expectativas são as piores possíveis.
Para terminar: façam uma pesquisa com a maioria da população do Rio, aquela que mora no subúrbio e em localidades desfavorecidas socialmente, e perguntem o que ela prefere: Uma Olimpíada ou um hospital decente?? Ou uma escola profissionalizante??
De qualquer forma, caso aconteça a vitória brasileira, que tenhamos da imprensa responsável um trabalho sério de fiscalização e cobrança e não só o "oba oba" que a Globo e outros órgãos fazem questão de nos passar nesses momentos.

Comentários

Claudio Kezen disse…
Neto:

Concordo em gênero, número e grau com vc. Além disso, o mesmo grupo de empresários e dirigentes que realizou o Pan está à frente deste projeto.

Até agora, só com o projeto Rio Olímpico já foram gastos quase 100 milhões de reais do contribuinte.

Se, no final, este patrimônio esportivo fosse direcionado para o uso de estudantes das escolas públicas, programas de inclusão social pelo esporte, tudo bem, mas estou seguro que não é isto o que veremos.

Abraço.
Celso Vaz disse…
Apesar de amar o Rio, onde morei por alguns bons e anos, e para onde sempre vou em momentos felizes ou não, sou obrigado a concordar tb com o botafoguense Neto.
A cara de pau desse pessoal do COB não tem limites!! Depois da (desculpem o termo..) cagada que fizeram no Pan, é muita cara de pau querer trazer uma Olimpíada! Neste fim de semana estive por lá e conversando com vários amigos sobre o assunto, constatei que 70% deles pensam mais ou menos como nós!!
Hoje o jornal anuncia que Paes e Cabral pegaram o jatinho do Eike Batista emprestado para ir até a Dinamarca. O que será que vem depois dessa???
Anônimo disse…
O Rio leva essa!!!!
Anônimo disse…
...e M.C., manda: Tô contigo e não abro ! Como bem lembrado pelo Claudio, cem milhas se foram ! Em "oba-oba", escrevo. O Celso mostra( li ontem no jornal ) o caminho das pedras.... deles ! Por quê não em avião de carreira, Seu Cabral e Dudu Papaes, 1ª classe... HA ! Sairia mais barato prá gente pois a gasolina de aviação duvido que tio Aique bancou ! Até as horas do passarinho turbinado dele parado, lá, em Copenhagen... Coitado do povão, geralmente, o menos informado. Se a previsão é de 20 bilhões para os jogos, imaginem ! Isso só a previsão !, repito, vai a 50 bilhões, no mínimo ! Se compararmos com o PAN...Deus nos acuda ! E por quê não jogar 1/3 dessa dinheirama em construção e/ou melhoria de estradas, equipar as policias na area de inteligência, reequipar os hospitais caindo aos pedaços... e... roubar menos ! Se um polititico virasse pro outro e dissesse: " Pô, comissão de 10 purça ? Fico só com 5, coitado do povo ... " Já seria um grande avanço prá gente....HA ! Chicago 2016 !

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes