Eleições na OAB: "ORDEM DE VERDADE" ESCLARECE
O Movimento "ORDEM DE VERDADE" entrou em contato conosco e solicitou a divulgação de um comunicado que visa esclarecer algumas afirmações feitas por Dr. Claudio Andrade em entrevista postada aqui no Sociedade Blog ontem. Para os advogados da região, uma ótima chance para deixar as ideias mais claras para a eleição do dia 16 de novembro.
"Caros amigos do Sociedade Blog, parabéns por transformar o vosso espaço em um autêntico fórum de discussão sobre a eleição local para a OAB; o debate virtual ou pessoal é sempre bem-vindo e importante. Com este pensamento, desejamos fazer algumas observações sobre a entrevista do candidato da oposição, com o objetivo de não permitir que as suas mentiras continuem a ficar sem respostas.
Em primeiro lugar, o candidato da oposição não é nosso inimigo, apenas não concordamos com a sua lamentável atitude de pautar sua campanha em infundadas e agressivas críticas e em mentiras, muitas mentiras. Devemos lembrar ao candidato da oposição que até a relação entre inimigos deve e pode pautar-se no RESPEITO, o que dizer então de uma relação entre adversários, e não inimigos.
Em segundo lugar, Filipe Estefan nunca prometeu não concorrer à “reeleição”, mas sim não promover o “continuísmo”. O candidato da oposição quer confundir a classe e ser mais realista do que a própria Constituição Federal que, em seu art. 14, §5º, deixa claro que apenas um mandato pode ser pouco para a realização de todos os programas e projetos de governo, e por isso permite a reeleição de Presidente, Governadores e Prefeitos. Mas é certo que a Carta Maior admite apenas uma única reeleição, de tal modo que implicitamente considera que uma terceira gestão seria o início do continuísmo, ao passo que uma segunda gestão seria necessária e até salutar. E por esta razão, inspirado na própria vontade e espírito constitucionais, que Filipe Estefan, desde já, declara ser contra uma terceira gestão seguida, mas, por outro lado, pretende a reeleição e vai lutar por ela legitimamente. Mas, de qualquer forma, quem decide são os Advogados: isso se chama democracia.
Em terceiro lugar, a relação de realizações ainda não foi disponibilizada porque ainda não foi terminada. Mas todos podem esperar que até a próxima segunda-feira ela estará disponível em nosso site e enviada para diversos blogs. Depois de ser disponibilizada, esta relação provará a grande mentira da oposição quando afirma que a atual gestão nada fez pelos advogados. Fizemos muito, e isso será provado analiticamente.
Em quarto lugar, com relação ao Presidente Wadih Damous, em nosso site pode-se encontrar a frase “Apoiamos Wadih – Seccional RJ”, ao passo que no blog da oposição encontra-se “Wadih Damous apóia Cláudio Andrade”: esta é a diferença entre a humildade e a soberba, uma vez que enquanto nossa candidatura se traduz em apoio incondicional ao Presidente da OAB RJ para que os projetos não parem, o candidato de oposição se coloca acima da figura de Wadih para dizer que este último o apoia. O candidato fez propaganda conjunta com o Presidente Wadih? Não; mas nós fizemos. O Presidente Wadih deixou mensagem em seu blog? Não; mas no nosso sim. Em suma, Wadih não apoia o candidato da oposição, e esta discussão, embora absurda e até infantil, serve apenas para demonstrar o quanto a campanha da oposição se pauta em inverdades.
Em quinto lugar, independente se, em 2006, Carlos Alexandre era a primeira escolha de Filipe ou não para ser candidato a vice, a verdade é que a interação entre os estilos diferentes dos dois, ambos igualmente apaixonados pelo que fazem, representou a sustentabilidade dos projetos da atual gestão.
Em sexto lugar, o candidato da oposição equivoca-se ao dizer que Carlos Alexandre não sabe nada de política; a verdade é que ele apenas não sabe nada da espécie de política que é feita pelo candidato da oposição. Carlos Alexandre sabe muito bem da política do bom trabalho, do bom atendimento aos Advogados, da devoção ao seu cargo na OAB. É mentira que Carlos Alexandre não participava das reuniões internas de trabalho, muito pelo contrário, ele é e sempre foi voz participativa e ativa em todas as decisões da OAB. Assim como todo o Conselho, porque a gestão é participativa e democrática. O candidato da oposição nunca foi voto discordante, justamente porque ele nunca se manifestou para nada, como já foi dito aqui neste espaço, e muito menos participou de qualquer encontro no Rio de Janeiro.
Em sétimo lugar, o candidato da oposição foi processado disciplinarmente em 2006 porque sua atitude sempre foi de agredir aos seus concorrentes. É dessa sua política que nenhum de nós entende.
Em oitavo lugar, o vice Carlos Alexandre não se limitou a planejar congressos e seminários, como levianamente tenta fazer crer o candidato da oposição, pelo contrário, toda a contabilidade e o departamento financeiro são de sua responsabilidade conjunta com o Tesoureiro e o Presidente; todas as obras realizadas, as programações da “Semana do Advogado”, a defesa das prerrogativas dos advogados, especialmente na Justiça Federal, a elaboração e criação do site e do jornal da OAB, e demais realizações, tiveram a participação ativa de Carlos Alexandre, pois nossa gestão é realizada por todos, e não se pauta no culto da personalidade de uma única pessoa. Acreditamos sempre no trabalho de equipe.
Em nono lugar, a OAB Jovem nunca foi prometida por Filipe a qualquer outro advogado, mas somente ao candidato da oposição, que de imediato tomou posse da comissão. Entretanto, a atual Diretoria desconhece que o candidato da oposição tenha realizado qualquer evento de confraternização do porte informado na entrevista, nem tampouco da revitalização do Escritório Modelo.
Em décimo lugar, as acusações de que a atual gestão foi omissa em várias questões serão respondidas com a relação de nossas realizações que será disponibilizada em breve em nosso site www.ordemdeverdade.com.br. Dezenas de ofícios requerendo juízes para todas as nossas comarcas, requerendo serventuários, inclusive para São Francisco, o começo da luta pela 3ª Vara do Trabalho e pela mudança do prédio da Justiça do Trabalho, requerimentos de reforço de policiamento, debates sobre segurança pública, etc. Mas uma observação particular deve ser feita sobre a greve dos serventuários: o mandado de segurança que garantiu a volta parcial dos serventuários ao trabalho teve por base o relatório redigido justamente por Filipe Estefan no “Colégio de Presidentes” da OAB RJ no ano de 2008, como inclusive fez constar no jornal da 12ª Subseção em sua 3ª edição. Lamentável a informação enganosa ventilada em sua campanha.
Em décimo primeiro lugar, estão disponíveis para todos os advogados a cópia do contrato de aluguel do ônibus, feito com a empresa Everly´s que fica ao lado da OAB, bem como os registros de pagamentos feitos por cheques diretamente por nós a esta empresa para a circulação do ônibus em favor dos Advogados e estagiários. Porque usar da inverdade para obter o voto? Pensamos e acreditamos que fica mais elegante reconhecer o trabalho do próximo. Por fim, quanto aos prognósticos da eleição, vamos esperar que os Advogados decidam.
Filipe Franco Estefan
Carlos Alexandre de Azevedo Campos "
Comentários
Boa sorte aos candidatos!
Que mantenham um bom nível na campanha!!
Que os colegas da cidade tenham a clareza necessária para a melhor decisão. Eleição é coisa séria.
abraço ao blog.
por outro lado, a repercussão da rede não pode ser supervalorizada...
ainda assim, se olharmos a repercussão de cada passo de um e de outro candidato, não é leviano supor que uma das candidaturas já foi para o "brejo"...
parabéns ao blog sociedadeblog pela iniciativa...
quando crescer vou querer ter um blog assim...!
abraços, rapazeada...!
Um especial agradecimento e abraço ao implacável Xacal!!
Mesmo sem entender muita coisa sobre o assunto abordado, parabéns à galera do Blog!!!
to fora do sociedade blog
kd a democracia.....
duvido que só tenha gente agredindo claudio.
pelo que sei só desses escritorios são uns 12 advogados com claudio e vcs só postam qdo falam do f.e e c.a.
tem babado aí hein.....
obrigado e mto obrigado ao claudio que tem tanta amizade pelos advogados.
Obrigado por sua participação
Vou de Filipe e Carlos Alexandre
aqui não é rede bobo!!!! O nosso papel já foi feito. Agora vamos só esclarecer algumas coisas quando forem necessárias.
abraço!!
isso é autoritarismo...