Les Paul


Esta semana o mundo da música e particularmente o da guitarra perdeu um dos seus grandes nomes. Lester William Polfus, conhecido como Les Paul, morreu devido a complicações causadas por uma pneumonia no hospital de White Plains, em New York. Até Les, as guitarras eram na verdade violões amplificados. Mais tarde, assumiram formas próprias, mas sempre partindo do princípio de amplificação à partir de um corpo acústico. Isto provocava um fenômeno acústico chamado feedback, que era bastante desagradável em shows e gravações. Les desenvolveu então um modelo de guitarra de corpo sólido que resolveu este problema. A Gibson Guitar Corporation fabricou alguns dos seus modelos, mas relutava em batizá-los com o nome Les paul, mas alguns anos depois mudou de idéia. A Gibson Les Paul se tornou um ícone no mundo da guitarra e é usada no mundo todo, tanto por profissionais quanto por amadores. Guitarras Les Paul vêm sendo usadas por: Jimmy Page, Ace Frehley, Joe Perry, Adrian Smith, Peter Frampton, Duane Allman, Gary Moore, Paul McCartney, Jeff Beck, Eric Clapton, George Harrison, Phil Campbell, Buckethead, Gary Rossington,John Fogerty, Slash, Pete Townshend, Tommy Thayer, Daron Malakian, Zakk Wylde, Dave Grohl, Kirk Hammett, Marcus Siepen, Billie Joe Armstrong e muitos outros músicos famosos.

Além disso, Les Paul foi também o criador da gravação multi-canal. Em 1948, a Capitol Records lançou uma gravação que havia começado como um experimento na garagem de Paul, intitulada "Lover (When You're Near Me)", na qual Paul tocou oito partes diferentes na guitarra, algumas gravadas em meia velocidade, portanto soando no dobro da velocidade quando tocadas normalmente para a produção da gravação master. ("Brazil", similarmente gravada, estava no lado B.)

Esta foi a primeira vez que gravação multi-canal foi realizada. Estas gravações não foram feitas com fita magnética, mas com discos de acetato. Paul gravava uma trilha em um disco e então gravava a si mesmo tocando uma segunda parte junto com o disco em um segundo disco e assim sucessivamente. Ele construiu a gravação multi-canal com trilhas sobrepostas, ao invés de paralelas como ele mesmo fez mais tarde. Até chegar em um resultado com o qual estava satisfeito, ele descartou aproximadamente 500 discos de acetato.


Fonte: Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes