Vi e achei interessante

 No Jornal Hoje

O interior de São Paulo, é a primeira cidade do país a usar um aparelho de ultrassom para examinar a saúde das árvores. Ele indica se a árvore está saudável ou se corre o risco de cair.

O engenheiro  Carlos Trunkl usa um martelinho para produzir uma vibração dentro do tronco. O equipamento transforma o som em imagem e, em pouco tempo, sai o diagnóstico. A cor verde indica que a árvore examinada, de aproximadamente 60 anos, está cheia de vida. “A árvore, de 100%, perdeu apenas 4% da resistência. Então, ela está em excelente condição”, avalia o especialista.
O equipamento vai ajudar os engenheiros na avaliação de quase mil árvores. Uma delas, por exemplo, está muito inclinada na direção da rua e vários comerciantes da região já pediram a retirada para a Prefeitura.
Em avaliações anteriores, foi constatado que isso não era necessário. Com o ultrassom, os engenheiros tiram a prova e verificam se ela está realmente saudável. O resultado deu positivo e, apesar da aparência, ela não oferece perigo.
A tecnologia também está ajudando no tratamento de um jequitibá de 700 anos, patrimônio da cidade. Desde 2002, ele está sendo adubado e recebendo pesticidas. Ele também foi escorado, porque corre o risco de cair.

O exame de ultrassom mostrou o interior quase todo na cor vermelha, que indica que o tecido está morto. Uma pequena parte aparece em amarelo e verde. Segundo o engenheiro, é sinal de que ele está em recuperação. “A recuperação dela está satisfatória e vai demorar muito ainda. Acho que meus filhos e netos não vão ver essa árvore recuperada, mas a gente calcula que ela se recupere entre três e quatro décadas”, garante.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes