Olhe para o céu!!!



 "Super Lua", 23 de junho de 2013
A noite de 23 de junho, temos mais uma lua cheia, mas está é um pouco diferente das outras, neste mês a lua cheia vai fica mais próxima da Terra do que o normal.

O fenômeno se da cerca de uma vez por ano, e é conhecido popularmente como "super lua", a órbita da Lua em torno da Terra não é perfeitamente circular é elíptica, nessa trajetória nosso satélite pode ficar no máximo a 406 mil quilômetros e no mínimo a 357 mil quilômetros de nós.

O ponto mais distante é chamado "Apogeu" e o mais próximo "Perigeu", a Lua aparece cheia, quando fica do lado oposto do Sol ao observamos a Terra, eventualmente isto pode acontecer quando a Lua está passando próximo do Perigeu, e é nessa translação que ocorre a "super lua'.

Neste dia 23, o instante em que a Lua ficará completamente cheia, acontece apenas 22 minutos antes dela passar pelo Perigeu, apesar de está quase cinquenta mil quilômetros mais próxima do que no apogeu, não dá para perceber a olho nu a diferença de tamanho da super lua, o diâmetro aparente fica 14% maior, o que parece muita coisa, mas é imperceptível a olho nu, especialmente porque não temos outra Lua no céu para compararmos.

No entanto é fácil notar que o luar fica mais intenso, uma super lua poder ser até 30% mais brilhante do que a lua cheia no apogeu.

Portanto não se deixe enganar por algumas imagens que circulam pela internet, onde a Lua é exageradamente grande, o tamanho da Lua nestas imagens se devem á perspectiva escolhida intencionalmente pelos fotógrafos.

Também não dê atenção a boatos de que a super lua pode causar terremotos, tsunamis e outros desastres naturais, não existe evidência cientifica alguma para isso, de qualquer maneira aproveite a noite de domingo para olhar para a Lua, a melhor hora para observá-la e logo no começo da noite quando estará próximo do horizonte, aparentemente maior e com uma coloração amarelada.

- Boas observações e céus limpos a todos!


‣ Vídeo: www.tinyurl.com/l2qoon8

‣ Saiba mais: 
www.tinyurl.com/okrhyzl - www.tinyurl.com/kpxqfuc

‣ Créditos pela imagem: www.tinyurl.com/n2z8l2m

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes