Natal sem tralha

Ideias originais e baratas para a decoração de Natal

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE SÃO PAULO

  "Minha avó tinha uma toalha de mesa com motivos natalinos. Tinha árvore, presépio e até bandejas temáticas. Tive que desfazer de tudo isso por falta de espaço", conta a professora carioca Janice Oliveira, 33, que criou outros rituais para fazer com o filho Pedro, de cinco anos.
"Todo ano fazemos uma guirlanda de balas e enfeitamos um pinheiro natural com laços vermelhos. É simples, mas gosto de ter um ritual familiar com ele", explica Janice.
Com casas cada vez menores, nem todos querem investir em uma decoração de Natal duradoura que vai passar o ano inteiro ocupando espaço no armário
Usando itens descartáveis e feitos em casa é possível montar uma festa original gastando pouco.
Se a ideia não é guardar os enfeites para o ano seguinte, o ideal é que eles não sejam feitos de material resistente, difícil de ser decomposto.
  Blogs de decoração de festas que disponibilizam moldes prontos para baixar ajudam a enfeitar gastando apenas a tinta da impressora
. Esse é o caso do ohhappyday.com, da produtora americana Jordan Ferney.
Já os penduricalhos antigos da árvore de Natal podem migrar para a mesa ou para cantos da casa. "Acho interessante trazer elementos mais brasileiros para a ceia, como bandejas com frutas da estação e arranjos que usem folhas de beterraba e cenoura", conta a banqueteira Neka Mena Barreto. Simplificar o cardápio também evita desperdício e trabalho desnecessário: "Tenho gostado de Natais mais minimalistas, com no máximo cinco pratos. Assim todos comem bem e o dono da casa não fica tão exausto", finaliza a banqueteira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono