Grandes empresas lucram com o passado

Da indústria alimentícia à automotiva, passando por fabricantes de geladeira e brinquedos, a onda é conquistar os modernos com design do tempo da vovó
Mayara Teixeira
iG São Paulo

Pegar uma Itubaína na geladeira antiga da vovó e sentar na sala para brincar de Genius pode parecer uma descrição dos anos 80. O cenário, porém, é perfeitamente possível nos dias de hoje para quem estiver disposto a colocar a mão no bolso.
  Para brincar de Genius é preciso gastar pelo menos R$ 140.

“São produtos classe A que apesar do design vintage são modernos por dentro e têm bastante tecnologia”, diz Mario Fioretti, gerente-geral de design e inovação da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp e Consul. A Brastemp ganhou uma linha retrô de frigobar, geladeira e fogão. “Nossos consumidores querem mais do que uma caixa branca quadrada para refrigerar alimentos”, diz Fioretti. “Eles querem produtos que reflitam sua personalidade”. Os produtos vintage fazem sucesso há alguns anos em mercados internacionais, mas chegaram ao Brasil recentemente. “Nós costumamos monitorar tendências no comportamento dos consumidores e percebemos que na indústria de bens de consumo brasileira a tendência retrô seria bem sucedida”, diz ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes