"Quiprocó" amanhã no teatro do SESI

Quiprocó




A cultura brasileira pela Commedia Dell’arte





Em um encontro oportunista, três personagens tentam saciar seus desejos, utilizando-se das mais diversas artimanhas de sobrevivência. Um espetáculo lúdico, alimentado pelo universo cultural brasileiro.




Data e hora: 4/5 às 20h no Teatro do SESI.


Ingressos: R$ 15,00


Classificação: 16 anos



Ficha técnica:

Direção: Venicio Fonseca

Elenco: André Marcos, Erika Rettl, Fabiano Manhães e Venicio Fonseca


O Grupo Teatral Moitará desenvolve, há mais de vinte anos, uma pesquisa continuada sobre o trabalho do ator, buscando compreender os princípios que fundamentam sua arte, tendo nos estudos dos aspectos e funções da Máscara Teatral a base para a elaboração de uma metodologia própria. Ao longo desses anos, vem realizando projetos artísticos, didáticos e socioculturais por meio de oficinas, espetáculos, exposições e palestras-espetáculos por todo o Brasil, participando ainda de festivais nacionais e internacionais.

Quiprocó é um espetáculo lúdico, que se alimenta do universo cultural brasileiro para criação de “tipos” genuinos, com seus sonhos, crenças e costumes, fazendo alguns paralelos entre os arquétipos e o gênero da Commedia Dell’Arte.


Quiprocó contempla o espírito festivo dos brincantes, a inventividade dos contadores de causos e a criatividade de sobrevivência do povo brasileiro.

Num encontro oportunista, três personagens-tipos – cada um na sua rotina – tentam saciar seus desejos, utilizando artimanhas de sobrevivência. Num jogo divertido de qüiproquós, são deflagrados conflitos dos sentimentos humanos.

No enredo, Mirola é uma cozinheira de mão cheia que está solteira. Ao saberem da situação dela, os trapalhões Dentinho e Putti tentam tirar proveito dos dotes da moça, um tentando enganar e o outro conquistar.

A peça é composta por músicas, máscaras, farto gestual e muita cultura brasileira. 'Quiprocó' são tipos de personagens baseados em tipos populares que estabeleceram um paralelo com os arquétipos da Commedia Dell'Arte, gênero teatral italiano do século 16.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes