Poluição no trânsito elimina perfume das flores e prejudica as abelhas

poluicao-transito-prejudica-abelhas-animal-planet
Foto: Vicki’s Nature/Flickr
Pesquisadores britânicos da Universidade de Southampton afirmaram que a fumaça que sai dos escapamentos dos carros pode afetar a polinização realizada pelas abelhas, uma vez que a queima do diesel inibe os odores florais. Sem reconhecer os aromas das flores, as abelhas não conseguem extrair o néctar – e, de acordo com especialistas, a diminuição desta capacidade pode causar até mesmo uma crise global na distribuição de alimentos.
Liderada pelos professores Tracey Newman e Guy Poppy, a pesquisa comprovou que, quanto menor a atividade de polinização, mais prejudicada é a produção agrícola no mundo inteiro, uma vez que a atividade vital das abelhas pode ser encarada como “prestação de serviço” para até três quartos da agricultura mundial.
As experiências ocorreram em dois ambientes: no primeiro, com ar puro, o cheiro das flores não foi alterado; já no local em que o ar estava contaminado com a fumaça dos escapamentos, as substâncias que compõem os odores das flores foram alteradas, e o agradável cheiro desapareceu rapidamente. Depois, foi borrifado um perfume artificial semelhante ao das flores que perderam seu aroma, mas os insetos não demonstraram interesse pelo odor.
Ao concluir o estudo, Newman disse que a descoberta tem grande importância para o andamento de estudos, e que mostra novos efeitos nocivos da queima de combustível. “A exposição ao diesel altera os odores florais, o que é uma mudança significativa na química, já que até o olfato das abelhas é impactado”, afirmou o cientista para o jornal britânico Daily Mail.
Conhecido internacionalmente por defender o fim do uso de pesticidas contra abelhas, o ativista Paul de Zylva acredita que a queima de combustíveis é só mais uma ameaça para estes insetos. “As abelhas são criaturas extremamente sofisticadas, que vêm enfrentando vários rivais, inclusive a poluição do ar. Esta pesquisa é mais uma evidência de que elas sofrem ameaças por todas as partes”, comentou.
A redução da população de abelhas é um tema preocupante no mundo inteiro: além da urbanização intensa e do aumento da atividade agrícola, estes animais são ameaçados pelo uso de pesticidas e outros fatores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono