Repressão fichou figuras como Pelé, Hebe Camargo e Monteiro Lobato

Do UOL, em São Paulo

Documentos do Deops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social) de São Paulo, divulgados nesta última segunda-feira (1º), mostram que regimes autoritários ficharam figuras públicas como o jogador Pelé, o cantor Roberto Carlos, os apresentadores Silvio Santos e Hebe Camargo e o escritor Monteiro Lobato.
 As fichas e prontuários podem ser consultadas no site "Memória política e resistência", vinculado ao Arquivo do Estado. Também figuram na lista de fichados a atriz Fernanda Montenegro, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Juscelino Kubistchek, o ex-governador de São Paulo José Serra, o jogador Sócrates e o ex-arcebispo de São Paulo dom Paulo Evaristo Arns.
Entre os fichados está ainda a presidente Dilma Rousseff, cujo prontuário traz informações dos momentos em que ela foi detida na época em que militou contra a ditadura militar.
O Deops era subordinado ao Dops (Departamento de Ordem Política Social), principal órgão de inteligência e repressão durante a ditadura militar (1964-85) e o Estado Novo (1937-45), fase autoritária do governo de Getúlio Vargas.
No total, o portal contém 274.105 arquivos sobre pessoas investigadas, disponíveis agora em formato digital, e 12.874 relatórios, mais breves, sobre particulares em São Paulo. Além disso, também foram divulgadas outras 39.996 fichas pessoais elaboradas na cidade de Santos, no litoral paulista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes