Celular completa 40 anos com quase 7 bilhões de linhas habilitadas no mundo

Primeira ligação por meio de um telefone celular aconteceu em 3 de abril de 1973 por meio de um aparelho desenvolvido pela Motorola
DO:iG São Paulo

Os telefones celulares completam 40 anos nesta quarta-feira (3) e o mundo já conta com quase 7 bilhões de linhas habilitadas, de acordo com dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
O total de linhas celulares em uso, de acordo com a UIT, deve superar a população global, hoje estimada em 7,076 bilhões de pessoas, no início de 2014.
O primeiro celular foi o Motorola DynaTAC (abreviação para Dynamic Adaptative Total Area Coverage) que Martin Cooper, diretor da divisão de sistemas da empresa, usou para fazer uma ligação para seu concorrente Joel Engel, chefe de pesquisa do Bell Labs, em 3 de abril de 1973(foto ao lado)
 O aparelho permitia falar por apenas 30 minutos e custava US$ 3.995, quando chegou às lojas dos Estados Unidos, em 1983Quatro décadas depois, com smartphones com tela sensível ao toque e a possibilidade de instalar aplicativos e navegar na web, a maior parte das linhas celulares habilitadas está na Ásia, que concentra mais da metade do total.
 Ao final de 2013, a estimativa da UIT é de que a penetração de celulares em todo o mundo alcance 96%. Isso não significa, no entanto, que todas as pessoas têm celular, já que em pelo menos quatro regiões do planeta a penetração de celulares é superior a 100%.
O número de linhas celulares em operação no Brasil já supera a população brasileira, que é de mais de 193 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 A penetração de aparelhos é maior que a estimativa da UIT para os países em desenvolvimento, divulgada em fevereiro de 2013, que é de 89%. Em países desenvolvidos, o alcance do serviço de telefonia celular chega a 128%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes