Exposição do chinês Cai Guo-Qiang usa pólvora para criar arte pacifista e lúdica


Artista que fez a pirotécnia em cerimônia das Olimpíadas de Pequim chega a SP com a mostra com robôs pintores e instalações colaborativas
Do:IG

No universo artístico criado pelo chinês Cai Guo-Qiang, há muito espaço para a brincadeira e, a partir disso, chega-se à reflexão. Telas feitas da inusitada mistura de pólvora sobre papel, reproduções com material reciclável de aviões, discos voadores e submarinos, instalações que homenageiam artistas como Yves Klein e robôs pintores fazem parte da mostra "Da Vincis do Povo", que acaba de chegar a São Paulo.
"A visão lúdica de ver o mundo e lidar com uma linguagem popular cria pontos de encontro com culturas e aproxima a viagem para a arte e a infância", conta o curador da mostra Marcello Dantas durante visita pelas instalações.
As obras podem ser vistas gratuitamente no prédio histórico dos Correios e no Centro Cultural Banco do Brasil, na região central da capital paulista. "Aqui trago as pessoas para um sonho", vislumbra o artista. Algumas peças ainda podem ser apreciadas nas próprias ruas ao redor do CCBB. Um dos objetivos de Cai Guo-Qiang é interferir com o dia a dia da metrópole e provocar as pessoas que circulam pelo centro da cidade. "Aprendi com os brasileiros que o carnaval é na rua. Vocês gostam de expor a arte e eu quis fazer das ruas um salão."
O artista também se destaca pelas telas feitas de pólvora sobre papel, uma matéria-prima que, segundo ele, ajuda a quebrar a própria rigidez. "A maior sátira do uso da pólvora é para mim mesmo, porque sou uma pessoa muito cuidadosa. Eu uso a pólvora para me descontrolar", justifica, negando que o elemento faça alguma crítica política em relação a armas de fogo.
Depois que a pólvora é colocada sobre o papel, ateia-se fogo e a queima pode surpreender. "Você não prevê o resultado, é como se a pólvora tivesse vida". Em Brasília, onde a exposição foi trazida antes de São Paulo, ele teve a ajuda de voluntários locais para a criação de telas com pólvora sobre temas brasileiros, como o carnaval, paisagens e o aviador Santos Dumont. Crianças participaram de workshops e fizeram peças futuristas de material reciclável, em sincronia com o universo lúdico do artista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes