Hospital Plantadores de Cana inaugura Residência Médica em Pediatria‏


O Hospital Plantadores de Cana inaugurou na segunda-feira, (15/04) o Programa de Residência Médica em Pediatria que acolherá médicos para a complementação de sua graduação na área pediátrica. Com a saída deste importante Serviço do Hospital Escola Álvaro Alvim, no ano de 2012, se instalou muita preocupação e apreensão para professores e estudantes.
A solenidade contou com a participação dos novos residentes, direção da FMC, professores da Pediatria e toda equipe do Serviço. “Essa parceria que possibilitou o retorno da Residência Médica em Pediatria para o HPC é de extrema importância, pois fará com que os médicos recém formados que optarem por esta área médica, possam receber a orientação de seus preceptores na prática dentro do hospital, exercício essencial para a formação profissional de qualidade.”, afirmou professor Nélio Artiles, diretor da FMC.
O diretor do Hospital Plantadores de Cana, Frederico Paes Barbosa, fez questão de enaltecer o apoio da FMC para a realização desse sonho que era o retorno da residência em Pediatria, que estava desativada no hospital desde 1975. “Grandes nomes da Pediatria nacional passaram pelo HPC, o que comprova a nossa vocação de hospital Escola” disse o diretor.
O HPC atende a maior parte da população carente da região e esse serviço de Pediatria irá contribuir muito com esse atendimento, favorecendo a todos, faculdade, hospital e comunidade, já que há uma grande demanda pelo atendimento médico para crianças e adolescentes. Neste início de operação, o setor vai contar com cinco novos residentes, além de outros dois que terão a oportunidade de concluir essa etapa de formação.
Para a chefe do setor de pediatria do HPC, Drª Carmen Célia de Oliveira Azevedo Moretto, essa reativação do serviço é um resgate do compromisso histórico do hospital em contribuir para a qualificação do profissional de Pediatria. “Essa atitude fortalece o momento de valorização da área de pediatria, que passou por um período de rejeição por parte dos estudantes de medicina, e hoje voltou a ser uma opção de qualificação, suprindo uma carência no mercado de trabalho.” Informou Drª Carmen Célia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes