E viva a Copa no Brasil!!!

A Copa do Mundo no Brasil, assim como todas as outras, é uma bela oportunidade de quem já tem muita grana embolsar um pouco mais. Políticos e empreiteiros são os mais beneficiados. Aqui no Sociedade, já rolaram várias postagens sobre o assunto. E tenho absoluta certeza que muitas outras vão surgir. 
Ainda bem que existe uma parte da imprensa que divulga e denuncia fatos assim. O jornal "O Globo", ao contrário da Rede Globo e do Sportv (desculpe-me, amigo Bessa, mas é a dura realidade...), está bem atento ao tema, e hoje traz mais uma reportagem sobre o assunto:

Entrega do Maracanã é adiada pela terceira vez


Fim da reforma do Maracanã já foi adiado três vezes, agora para 28 de maio Foto: Jorge William/arquivo O Globo
Fim da reforma do Maracanã já foi adiado três vezes, agora para 28 de maio 

RIO - Após sucessivos atrasos, o governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira, que entregará o Maracanã à Fifa no dia 28 de maio, a 19 dias do início da Copa das Confederações - o estádio carioca receberá a primeira partida no dia 16 de junho, entre México e Itália. A data é apontada como limite para que a entidade assuma as seis sedes da competição (15 dias úteis antes do início do evento).
Segundo a Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), 80% das obras já estão concluídas. Entre os 20% que faltam está o içamento da nova cobertura. Se fosse cumprido o cronograma inicial, o estádio, cujas obras começaram em dezembro de 2009, já teria sido entregue em dezembro do ano passado. Esse prazo foi adiado para fevereiro de 2013 e, posteriormente, 15 de abril de 2013. Nesse período, a Emop enfrentou duas greves de operários (em agosto e setembro de 2011). Em julho do ano passado, foi necessário criar um terceiro turno (à noite) para aumentar o ritmo de trabalho.

Apenas dois estádios prontos
Apesar de ter garantido, em outubro de 2011, que o Maracanã seria entregue à Fifa no dia 28 de fevereiro de 2013, Ícaro Moreno, presidente da Emop, mudou o discurso.
- As obras estarão prontas em fevereiro, porém, a parte externa... Nunca falei que entregaria a chave em fevereiro. Várias obras estão prontas. Temos o prazo de entrega para a Fifa até 28 de maio - disse ele, nesta quarta, ao RJ TV

Em dezembro de 2012, em entrevista ao GLOBO, Ícaro afirmou que, no dia 28 de fevereiro, “o Maracanã já mostrará, prontos, gramado, a cobertura, os assentos, a fachada, os banheiros e outras instalações”. Ainda de acordo com o diretor da Emop, ficariam faltando acertos urbanísticos na parte externa e dentro dos muros do estádio, além de testes de iluminação, som, placar eletrônico e instalações hidráulicas.
— Só vamos entregar o estádio à Fifa por volta de 20 de abril, porque queremos fazer todos os testes finais, detalhadamente — revelou, na ocasião.
Desde o início das obras, o novo Maracanã, orçado em R$ 600 milhões, já consumiu R$ 930 milhões.
Em nota, o Comitê Organizador da Copa do Mundo informou que “a mudança da data das conclusões das obras foi tomada porque técnicos informaram que o prazo era viável e as autoridades do Estado se comprometeram a entregar a obra”. O Comitê disse ainda que “o fim de maio é o padrão para todas as sedes da Copa das Confederações.”
Até agora, apenas dois estádios foram concluídos e tiveram cerimônias de entrega: o Castelão, em Fortaleza, e o Mineirão, em Belo Horizonte.
Já as obras do Beira-Rio, em Porto Alegre, pararam nesta quarta-feira. Os operários que trabalham no estádio, que será sede da Copa do Mundo de 2014, cruzaram os braços e entraram em greve, reivindicando aumento salarial. Após reunião de mais de três horas com representantes da empreiteira, todas as propostas foram rejeitadas.


Comentários

Marcelo Bessa disse…
Amigo Neto: não tenho nada contra questionamentos à linha editorial da Globo, porque também a questiono. Quase não vejo nada na Globo.
Sou contra apenas que se coloquem as coisas como se o próprio Satanás comandasse a emissora.

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes