quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Brasileiros terão apenas 4 feriados nacionais em dias úteis neste ano

Do:Uol
 
Depois de um 2012 cheio de folgas, os trabalhadores terão um 2013 com apenas quatro feriados nacionais em dias úteis, contra sete do ano que acaba de passar.
Entre o Carnaval e o Natal, apenas Páscoa, Dia do Trabalho, Corpus Christi e Proclamação da República cairão em dias de semana.
Ao todo, 2013 terá 255 dias úteis, três a mais do que o ano que passou. Os meses de julho e outubro serão os "mais longos", com 23 dias de trabalho, enquanto fevereiro, março, junho e novembro, com 20, serão os "mais curtos".
O primeiro feriado depois do Carnaval será a Paixão de Cristo, no dia 29 de março, uma sexta-feira. Em abril, o Dia de Tiradentes, 21, cairá em um domingo.
O feriado seguinte será o Dia do Trabalho, 1º de maio, uma quarta-feira. Corpus Christi cairá no dia 30 de maio, uma quinta-feira, e será a única folga que poderá ser prolongada.
 A Independência do Brasil, em 7 de setembro, cairá em um sábado, assim como o Dia de Nossa Senhora de Aparecida, 12 de outubro, e o feriado de Finados, 2 de novembro.
Depois de tantos feriados em fins de semana, a Proclamação da República, em 15 de novembro, chega como um prêmio de consolação antes do Natal e cai em uma sexta-feira.
 
O Brasil é o oitavo no ranking dos países que têm mais folgas, ao lado de Polônia, Cingapura, França, Suécia, Itália, Nova Zelândia, China e Paquistão: são 11 feriados nacionais no total.
De acordo com a consultoria Mercer, a Colômbia é o país com mais folgas oficiais no mundo: 18 no total. Líbano, Índia, Tailândia vêm na segunda colocação com 16, cada um, e Japão e Coreia do Sul estão em empatados em terceiro, com 15.

Nenhum comentário: