SBT Brasil detona Auto Viação 1001



O blog de Roberto Moraes, um dos pioneiros de nossa região, e o que mais se destaca pelo combate de maneira veemente contra vergonhoso monopólio da Auto Viação 1001, postou algo importantíssimo agora há pouco. O SBT Brasil mostrou uma reveladora e mais do que aguardada matéria sobre a 1001. O que muitos veículos de comunicação, de âmbito nacional, regional e municipal não fazem, o SBT fez de maneira brilhante.
Agora é a hora da blogosfera que se mobilizou tanto na última eleição entrar de cabeça neste tema. Quem sabe, os jornais de nossa cidade também não se entusiasmem e passem a ter uma outra conduta? Este triste episódio que resultou em 14 mortes pode ser o divisor de águas nessa relação misteriosa e submissa que o Poder Público tem com a Auto Viação 1001. E podemos fazer nossa parte. Abaixo a postagem de Roberto, com direito ao vídeo com a bombástica matéria do SBT Brasil. Vale a pena conferir. E fica o agradecimento e reconhecimento a Roberto pela postagem. Vamos em frente!

"A rede de televisão SBT fez uma bela e corajosa reportagem sobre o acidente de ônibus com uma viatura da Autoviação 1001.

Foi mais a fundo que do que temos visto na maioria das reportagens da mídia que parece comprometida com outros interesses.

A reportagem do SBT não ficou mostrando as vítimas, enterros ou repetindo o que a empresa fala. A matéria buscou saber outras possíveis causas da ocorrência lamentável da última segunda-feira.

Em meio à tragédia uma boa e aprofundada reportagem investigativa que foi apresentada no seu jornal veiculado a nível nacional, o SBT Brasil.

A reportagem mostra o que já é do conhecimento de muitos em nossa região.

Reclamações de motoristas sobre as longas jornadas de até 13 horas, o que coloca em risco a segurança dos passageiros e quando há algum problema, força o peso contra trabalhadores, em defesa da corporação.

O relato também fala sobre a pressão para que os motoristas passem por cima dos problemas técnicos e de manutenção que acaba levando à enorme quantidade de problemas com os ônibus que têm que ser substituídos.

A reportagem é fechada com uma espécie de editorial, uma opinião, onde a jornalista-apresentadora, Raquel Scheherazade fala com todas a letras o que aqui estamos cansados de repetir:

"Lamentar que a empresa que é campeã de reclamações no Detro-RJ, entre as 105 empresas que operaram linas intermunicipais, que opera 40 linhas no estado, com 700 ônibus, seja uma gigante costas largas que opera um monopólio em que os passageiros não possuem alternativas". 

"Um motorista que trabalha na Viação 1001 há dois anos e preferiu não se identificar, revela que falta manutenção nos veículos. Segundo o funcionário, a rotina de trabalho é cansativa e pode ultrapassar 13 horas por viagem e às vezes sem folga."


"A tragédia trouxe à tona denúncias, principalmente, de manutenção inadequada dos ônibus. De acordo com o funcionário da 1001, o registro desses problemas é ignorado."

Os jornalistas e o SBT, no seu jornal, de edição nacional, estão de parabéns pela matéria verdadeira e corajosa.

Bom que esta matéria pudesse constar dos processos judiciais que questionam a concessão e a operação de monopólio em diversas linhas do nosso estado.

Como o jornal SBT Brasil não tem a audiência de outros telejornais nacionais podemos aproveitar a penetração da internet e das redes sociais para ampliar sua assistência.

Para isto o blog posta a reportagem que com apenas 3 minutos falou o que outros escondem há décadas. Assista a reportagem e tire você mesmo as suas conclusões:



Comentários

Fernando disse…
Espero ver esta mobilização mais forte em todos os blogs. na hora de dar porrada em políticos todos gostam, mas aqui se mexe com vidas. Parabéns a vcs por entrarem nessa batalha!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono