Águas do Paraíba reduz em 30% o abastecimento em Campos


Fonte: Site Ururau


"O prolongamento da estiagem e baixa no Rio Paraíba do Sul que atinge a região, causou mais um prejuízo, em Campos. A concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto no município reduziu em cerca de 30% o fornecimento de água pela Estação de Tratamento da Coroa (ETA 1). 

A diminuição de abastecimento de água teve início nesta quarta-feira (31/10) nos bairros de Guarus, na margem direita do Rio Paraíba, além do Parque Nova Brasília até o Novo Jockey. A alteração não atinge as áreas distritais e interior do município, que têm sistema independente de captação, tratamento e distribuição. 

Por meio de nota, a concessionária tranquiliza a população, que pode pedir atendimento para abastecimento alternativo de água, através do Ligue-Água, pelo número 115. Disse ainda que não há racionamento, mas que a população deve evitar o desperdício de água. 
A estiagem já é considerada por especialistas a maior nos últimos 30 anos. O nível do Rio Paraíba chegou a medir 5,10 metros na segunda-feira (29/10). Na ocasião, cerca de 15 mil pessoas das localidades de Morro do Coco, Santo Eduardo e Conselheiro Josino já sofreram alterações no abastecimento de água, que está sendo feito por caminhões-pipa em sistema de rodízio.
Visando minimizar os efeitos da seca a Defesa Civil Municipal instalou bombas elétricas em uma balsa flutuante, no canal Campos/Macaé, próximo à Ponte da Lapa. O equipamento está funcionado 24 horas por dia, e irá abastecer a área rural do município, além da Chatuba e do Carvão.

O calor intenso favoreceu a formação de algumas nuvens carregadas no Vale do Paraíba ao longo da tarde desta quarta-feira. Houve raios e trovoadas, seguidos de uma chuva fina em Campos. A previsão é de Sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. Os termômetros devem ficar entre 34º C e 24ª. 

DICAS PARA ECONOMIA

- Corrija vazamentos;
- Não varra calçadas com água e não lave carros com mangueira;
- Feche a torneira ao se ensaboar durante o banho, ao escovar os dentes e ao fazer a barba;
- Reutilize a água da máquina de lavar roupa para limpeza de piso."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono