terça-feira, 23 de outubro de 2012

No Dia da Aviação...

...Curiosidades:
A aviação, tal qual a conhecemos hoje, é resultado de uma série de esforços de vários visionários da aviação, entre eles o brasileiro radicado na França, Alberto Santos Dumont.
O desenvolvimento dos aviões se estendeu por séculos.
Historicamente, Thomas Selfridge foi a primeira pessoa a morrer durante um voo de avião em 17 de setembro de 1908.
Na ocasião, um acidente aconteceu com um avião de dois passageiros em testes militares em Fort Myer, Virgínia, nos Estados Unidos.
Já o primeiro acidente aéreo de maior proporção aconteceu em 7 de abril de 1922, quando um Daimler Hire Ltd, operado por de Havilland, colidiu com um Compagnie des Grands Express Aériens em Picardie, na França, matando 7 pessoas em ambas as aeronaves.
Em relação ao primeiro avião de passageiros a decolar na história, há registros de que em 1914, o americano Tony Jannus tornou-se o piloto do primeiro vôo regular.
Jannus usou um hidroavião para transportar carga e passageiros entre São Petersburgo e Tampa, na Flórida, Estados Unidos.
Este hidroavião tinha espaço para um passageiro, que pagava cinco dólares pelo vôo de 35 quilômetros. O serviço de Jannus é considerado a primeira linha aérea do mundo.
Já em 1919 e durante a década de 1920, várias linhas aéreas foram estabelecidas na Europa e nos Estados Unidos. As empresas aéreas utilizavam aviões de antigos bombardeiros e caças da Primeira Guerra Mundial, para carregar carga e passageiros.
As aeronaves eram decoradas e mobiliadas para elegantemente para transportar pessoas.
 
 
Você achava que os pneus de aviões eram enchidos com ar, como os de nossos automóvies? Pois saiba que não. O gás usado para isso na aviação é o nitrogênio, pois seu volume não se altera com as variações de temperatura. Dado importante já que as aeronaves estão sujeitas a temperaturas que vão de 50 graus negativos, quando voam, a 80 positivos, quando pousam, devido ao atrito das rodas na pista.
 
Do site:curiosidades.com

Nenhum comentário: