História do Arquivo Público será apresentada em Congresso no Rio

O evento acontecerá na Uerj entre os dias 27 e 31 de agosto
Do:site do Ururau

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima vai estar representada no III Congresso Internacional do Núcleo de Estudo das Américas, que acontecerá na próxima semana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) entre os dias 27 e 31 de agosto.
A historiadora do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho e mestranda do Programa de Políticas Sociais na Uenf, Larissa Manhães, vai apresentar uma palestra intitulada "O Solar do Colégio e as Políticas Culturais: A Preservação deste Patrimônio e a sua Resignificação".
Já a historiadora Rafaela Machado vai falar sobre "O processo de Imigração para os Campos dos Goytacazes na Crise Final do Escravismo Brasileiro: Negros, Estrangeiros ou Cearenses?".
"O objetivo é mostrar informações inéditas do próprio Arquivo público Municipal. A nossa participação vai mostrar as riqueza históricas da nossa cidade. Lembrando que a primeira palestra se trata de um artigo oriundo do projeto de pesquisa "Memória do Solar" - que acontece no Arquivo Público Municipal, desde o ano de 2008. ", destaca Larissa Manhães.
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho está instalado desde dezembro de 2002 no Solar do Colégio, localizado na Estrada Sérgio Viana Barroso, 3.060, entre os distritos de Goitacazes e Tócos. O Solar do Colégio é a construção sólida mais antiga do município e data do século XVII. No local funcionou, até 1759, a sede de uma grande fazenda que pertencia ao Colégio de Jesuítas Santo Inácio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes