Esta é a realidade da África do Sul dois anos depois da Copa

Um trecho de uma interessante matéria do Portal IG sobre a situação da África do Sul, dois anos após a festejada Copa do Mundo no país:

A África do Sul é um país que padece em aparente tranquilidade. Do alto e em áreas restritas, cidades como Johanesburgo parecem tão ricas e seguras quanto algumas metrópoles europeias. Da janela do avião, na aproximação para aterrissagem no aeroporto de OR Tambo, é possível identificar um mosaico de condomínios que se estende até o horizonte, onde casas de várias águas, com quintais amplos e piscinas, se intercalam em ruas arborizadas. Shoppings centers oferecem grifes de todas as partes do mundo. E tudo é interligado por largas avenidas.

É só eventualmente, em episódios como a morte de 34 mineiros pela polícia , na mina de platina da Lonmin, em Marikana, que a ponta mais visível da encruzilhada que vive a África do Sul atravessa essa redoma. Encaminhada a questão racial, o país precisa encontrar um modelo de desenvolvimento que reduza rapidamente o desemprego e o abismo que separa ricos de pobres. Dois anos após a Copa do Mundo e a conclusão de projetos bilionários, justificados pelos ganhos econômicos que deveriam gerar no longo prazo, os sul-africanos estão diante dos mesmos problemas de antes. Mas em clima político mais instável.

O modelo de desenvolvimento econômico atual tem funcionado pouco para reduzir a pressão social. Encravada no extremo sul do continente e afastada milhares de quilômetros de qualquer um dos grandes mercados mundiais, após o fim dos embargos econômicos impostos nos tempos do apartheid a África do Sul virou uma economia basicamente exportadora de commodities minerais e agrícolas, como ouro, platina e açúcar.

Acordos de livre comércio com os Estados Unidos e a Europa também ajudaram o país a atrair grandes montadoras, que continuam a chegar e devem produzir este ano no país cerca de 600 mil automóveis. Tudo somado, foi suficiente para garantir crescimento médio de quase 4% ao ano do PIB – que quase triplicou no período, para US$ 363,9 bilhões – e passaporte para os Brics (sigla que originalmente identificava o grupo dos principais países emergentes, formado por Brasil, Rússia, Índia e China). Mas não para reduzir a pressão social deixada pelo regime segregacionista em um país onde convivem mais de uma dezena de etnias.
A África do Sul tem hoje um déficit de milhões de empregos e o desaquecimento da economia mundial traz más perspectivas para o futuro, como o governo admite. “O preço das commodities é muito volátil e não permite um crescimento sustentável”, diz Lionel October, diretor-geral do departamento de comércio e indústria do governo.

O índice de desemprego se encontra na casa dos 25% da população. Em algumas áreas onde a concentração de pobres e negros é maior, como em Soweto, centro nevrálgico da resistência ao apartheid, o percentual chega a 48%. Pelo critério de desigualdade de renda (coeficiente Gini), o país só perde para a Namíbia, em um ranking com 136 países no qual o Brasil é o 16º.
Apesar de o desemprego ser mais evidente entre a população negra, a redução da desigualdade social se tornou uma questão que vai além da histórica divisão racial. Hoje, milhares vivem em casas confortáveis, frequentam as mesmas escolas que os brancos e desfilam sacolas em shoppings das grandes cidades. Em cargos governamentais são maioria em diversos escalões. Mas faltam empregos para milhares de outros.

Infraestrutura da Copa
Há poucos anos, o anúncio de grandes projetos de infraestrutura para a Copa e o evento em si geraram expectativa de mudanças. Além dos postos de trabalho imediatos, a nova infraestrutura deveria fortalecer a economia no longo prazo. Estradas foram de fato alargadas; há mais opções de transporte coletivo, como corredores de ônibus e trens urbanos, e os aeroportos agora são eficientes e têm capacidade de folga.

 
Fotos:Dubes Sônego
 
O bairro de Soweto, em Johanesburgo, abriga cerca de 1,8 milhões dos 4,8 milhões de habitantes da cidade e tem 50% de desempregados.

Mas nem tudo deu tão certo. Os estádios, que custaram bilhões e têm alto custo de manutenção, estão subutilizados e o turismo não deslanchou como poderia, principalmente por motivos externos. Segundo dados do governo, depois de crescer 15,1% no ano da Copa, em 2011 a atividade desacelerou e teve alta de 3%, para 8,3 milhões de visitantes estrangeiros. “Neste ano, o movimento está voltando. Mas o ano passado foi muito ruim”, afirma Alexei Harris, há nove anos guia de turismo na Cidade do Cabo. “Em boa parte por causa da crise econômica na Europa”.

A violência também atrapalha. De perto, os condomínios têm muros altos, reforçados por arames farpados, e muitas ruas precisam ser patrulhadas por seguranças privados. Na Long Street, centro da vida noturna na cidade do Cabo, é possível identificá-los pelos coletes fosforescentes, com a inscrição “Public Safety”. Alguns albergues e hotéis têm os próprios seguranças 24horas na porta. Em Johanesburgo, apesar dos esforços de revitalização da área central iniciados pelo governo local, poucos se sentem confortáveis de sugerir a um turista que visite a área sozinho.
Quem vive no país admite o problema, mas costuma minimizá-lo alegando que é uma questão de saber por onde andar, “como em qualquer lugar”. Mas as estatísticas sugerem precaução. A África do Sul tem o maior índice de mortes por habitantes do mundo. São 17,3 para cada mil.
 
 
Durban, na costa leste do país, banhada pelo Oceano Índico, é sede das principais indústrias automobilísticas no país e do segundo maior porto da África.

A fama faz com que turistas de primeira viagem, assim como acontece com o Brasil, se surpreendam quando não se sentem ameaçados. “Foi muito mais tranquilo do que imaginávamos”, afirma a espanhola Ane Goitia, que na terça-feira encerrou uma viagem de quase um mês por várias cidades do país, na companhia da amiga Eider Goiburce.
A Copa também não resolveu a precária infraestrutura de comunicação do país, deficiente mesmo se comparada à do Brasil. Acessar a internet em hotéis de luxo por uma hora pode custar na moeda local o equivalente a R$ 30. E o preço salgado não garante velocidade nem estabilidade. Abrir um vídeo no Youtube ou baixar arquivos são tarefas praticamente impossíveis. Mesmo o acesso a sites de e-mail exige paciência.

Para ler o restante da matéria, clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes