Águas baixam: É hora de reconstruir


As cidades do Norte e Noroeste do Estado do Rio afetadas pelas enchentes nos últimos dias começam a voltar a normalidade. As águas estão baixando e a população começa a reconstruir o que foi perdido.
Em Natividade a prefeitura está nas ruas com retroescavadeiras, tratores, caminhões-pipa, motoniveladora (patrol), pá carregadeira e muitas vassouras estão sendo utilizados para a limpeza das ruas da cidade que foram castigadas pela enchente do rio Carangola.
Em Porciúncula a prefeitura já conseguiu, com a Defesa Civil Estadual, a disponibilização de um caminhão-pipa com capacidade de 30 mil litros de água para agilizar a limpeza das ruas. O recuo do nível do rio possibilitou que uma equipe técnica da CEDAE fizesse o reparo elétrico e hidráulico nas bombas de captação de água, que estavam inoperantes desde quarta-feira, devido à inundação.
Itaperuna também começa a voltar ao normal. No último fim de semana os lojistas e moradores dos pontos atingidos pela enchente, iniciaram o movimento de limpeza e restabelecimento do comércio por parte das lojas, empresas, firmas e demais cômodos em locais que foram alagados.
Um das cidades mais afetadas pela enchente, Cardoso Moreira (foto) também vai se reestabelecendo. É tempo de reconstruir o que foi perdido e limpeza geral de casas e ruas, já que quase em sua totalidade a cidade foi inundada pelas águas. Pela cidade o que se vê são amontoados de entulhos por todos os lados. Cardoso começa a receber os primeiros donativos e quem puder ajudar com roupas, água potável, alimentos e colchões pode ligar para (22) 2785 – 1360 e ter mais informações de como poder ajudar aos desabrigados.
Em Campos o rio Paraíba do Sul já atingiu o nível normal e, às 6h da manhã, estava medindo 8,79 metros e a população ribeirinha também começa a voltar para casa. Mas na localidade de Três Vendas a situação ainda é complicada.

foto de Cardoso Moreira por Anderson Lobo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes