Cores e sons da cidade

Campos do Goytacazes,dia lindo de verão com céu perfeito.

Passava pouco das nove da manhã e eu caminhava meio sonolenta em direção ao Centro da cidade quando fui despertada por uma explosão de cores: um palhaço no sinal de trânsito.

A despeito do calorão o artista de rua tentava vender seu singelo artesanato, uns palhacinhos que manipulados com um arame entram e saem de um cone colorido. Lembrei que adorava esses bonecos na infância. Acho que estou mesmo envelhecendo, agora dei de lembrar sempre dessa fase da vida.

Na volta o palhaço já não estava por lá. Um carro dos Bombeiros passava veloz com a sirene ligada. Sou bicho urbano, não conseguiria viver longe dos sons da cidade. O excesso de silêncio me enerva.

Ainda não aprendi a levar sempre a câmera comigo. Na falta de foto mais adequada deixo esse pedaço de céu azul, feito num outro dia lindo aqui na planície.



Comentários

m&i disse…
A sutileza dos detalhes
Os sons, as imagens,
O vento gostoso que sopra do Paraíba,
Cores nas fachadas antigas.
O jornal pra ler na banca mesmo
Cafezinho e pão de queijo.

Camelôs se fazem notar,
Idosos em pé a prosear
Nos ralos, madames a tropeçar
Essa morena bonita vou paquerar.
Cotidiano Boulevard...
Uma cidade
Pra se amar.
Ƭ. disse…
Ana Paula,
aqui no Sociedade, os meninos nos mostram o lado prático da vidinha que a gente leva por aí, nos esbarrões q damos, essas coisas...
Mas o lado poético... "explosão de cores..." ahh... isto vc faz mto bem.

Mto bom.

Mário!!! radical, coisa de poetas...
Ana Paula Motta disse…
Tecnenfermaginando obrigada por ver "poesia" nessa minha "bagunça do dia-a-dia".
Mário essa terra apesar de tudo ainda inspira poesia,não é?
Renato disse…
Ana,
aqui estou eu já de noite,perdido entre tantas leituras eletrônicas até esbarrar com você.
A tempos leio teus comentários e tenho vontade de lhe escrever que é sempre um prazer te rever ainda que somente neste espaço,mas paciência pelo menos a tecnologia permite este constante reencontro,beijos!Renato Gonçalves.
Ana Paula Motta disse…
Renatinho, a interenet nos permite esses reencontros.Agora estou aqui nesse espaço e em outros dois. Beijinhos para você e pra sua mãe também...
m&i disse…
Ana Paula,
O Mercado municipal, o Boulevard e tantos outros rincões dessa cidade, são um prato cheio pra quem se apega aos detalhes da vida, às pessoas, aos rostos desconhecidos, etc.
E vamos levando a vida assim... brincando com as palavras, que é pra não perder o otimismo.
Um abraço!
Ana, que delícia seu posted. Sabe, por incrível que possa parecer, quando retornava de Campos para Paraty, demos também com esta "explosão de cores" num sinal. Naquele momento que ele nos oferecia o palhacinho, senti um misto de (como você) lembranças de infância, e apreensão quanto ao sinal abrir. E neste misto, o sinal abriu, olhei para atrás, e vi ali, um homem grande, colorido, vendendo alegria. Mas pensei: Será que estão querendo dizer: "Somos eternos palhaços"? E assim... senti em minhas mãos o vazio do preseninho colorido para meus netinhos...

Só agora, com su posted, me lembrei...
Ana Paula Motta disse…
Discípula, pois é,por vezes esses pequenos momentos nos trazem lembranças e sensações especiais assim de repente bem no meio de um dia absolutamente comum.

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes