Coisas desse mundão de Deus...

Fotógrafo registra suas próprias quedas e cria série de imagens
Guilherme Tosetto
Do G1, em São Paulo
 
                                         Kerry Skarbakka caindo de uma escada (Foto: Kerry Skarbakka/Divulgação)

O fotógrafo norte-americano Kerry Skarbakka criou uma série de fotografias em que registra suas quedas, entre as imagens publicadas em seu site ele aparece caindo de uma escada, em um tombo de bicicleta e até em queda livre visto de uma janela.
  Em entrevista ao G1 Kerry relata que essa sua obsessão pelo registro de suas quedas já custaram "uma fratura na costela, um tornozelo torcido, cortes por todo o corpo e dores crônicas no pescoço e na coluna".
O método de trabalho usado por Kerry é simples, ele posiciona a câmera no local da cena escolhida para o tombo, organiza os objetos em cena e cai, quantas vezes forem necessárias para conseguir a foto perfeita, "algumas cenas são muito perigosas para serem feitas sem proteção então eu trabalho com cordas, colchões e caixas para amortecer a queda", assume o fotógrafo.
As fotos só são manipuladas no computador caso fique evidente algum destes equipamentos de segurança, do contrário as imagens mostram as quedas da maneira em que aconteceram.
O trabalho de Kerry já teve repercussão negativa, ao realizar pela primeira vez a performance "Life goes on" para um público em um Museu de Chicago em 2005.
Na ocasião ele "caiu" do edifício do museu para ser fotografado por uma equipe de profisisonais posicionados em vários pontos ao redor do prédio, e terminou mal interpretado por um jornalista. "Pensando em ter uma grande história, um jornalista conservador decidiu me apresentar como um artista egoísta que estava fazendo arte imitando as pessoas que se jogaram das Torres Gêmeas no atentado de 11 de setembro", lembra o fotógrafo, que após o episódio foi insultado por email e cartas e até ameaçado de morte.
Apesar das críticas e mal entendidos, o trabalho de Kerry completa 10 anos em 2013 com a exposição "Ten Years of Falling" na Galeria Kopeikin em Los Angeles, uma retrospectiva com os registros de suas melhores quedas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono