Invenções acidentais


Forno Microondas
A ideia de usar microondas para cozinhar alimentos foi descoberta por Percy Spencer. Um dia estava trabalhando num aparelho de radar ativo quando observou uma sensação repentina e estranha, e viu que uma barra de chocolate que tinha no seu bolso tinha derretido. O primeiro alimento a ser cozinhado deliberadamente com microondas foram pipocas, e o segundo um ovo que explodiu na cara de um dos experimentadores.

Super Glue
Super Glue é uma das mais potentes colas instantâneas já fabricadas. Em 1942, o Dr. Harry Coover foi trabalhar para a Eastman Kodak. Seu trabalho consistia em encontrar um plástico que pudesse ser usado como uma clara alça. Coover ficou frustrado com o material que fez, chamado cianoacrilato, pois era muito pegajoso. Ele jogou todo o experimento fora. Anos depois descobriu que a cola ainda estava grudado no fundo da lata de lixo.

Borracha Vulcanizada
Em 1836, Charles Goodyear conseguiu um contato para fornecer sacos postais de borracha para o departamento de correios dos EUA. No entanto, havia um grande problema: os sacos de borracha produzidos por Goodyear eram muitos ruins. Após testes com dezenas de substâncias, Goodyear decidiu usar enxofre. Aqui foi a sorte: ao respingar uma parte da mistura de borracha e enxofre na chapa quente do fogão, ele notou que a borracha não fundia na madeira esperada e resolveu pesquisar a fundo as misturas com enxofre. Algum tempo depois, surgia a borracha vulcanizada.

Vidro de Segurança
É aquele tipo de vidro usado em carros e edifícios, que não se despedaçam ao levar um tiro, por exemplo. Um dia, o francês Edward Benedictus bateu em um balão de vidro de cima de uma prateleira. Quando foi juntar os cacos, ele percebeu que o balão estava quebrado, mas não tinha se despedaçado. Depois de falar a um de seus assessores sobre o incidente, ele descobriu que tinham aplicado nitrato de celulose no vidro, que agiu como um adesivo e o impediu de quebrar em pedaços.

Penicilina
A penicilina é um antibiótico natural e foi descoberta em 1928 quando Alexander Fleming saiu de férias e esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos em seu laboratório, em Londres. Quando voltou reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinham sido contaminadas por um bolor, e em volta das colônias deste não haviam mais bactérias. Então Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium, e demostraram que o fungo produzia uma substância responsável pelo efeito bactericida, a penicilina. Essa foi uma das maiores descobertas na área da medicina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono