Mandela faz 94 anos e África do Sul celebra


Redação SRZD | Internacional

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, completa 94 anos nesta quarta-feira. O eterno líder sul-africano passará seu aniversário em casa com sua família, porém, a população do país vai comemorar muito. O Centro de Memória Nelson Mandela contou pelo menos 80 eventos organizados para comemorar o aniversário de Madiba.

O mundo também comemora a data. Hoje é o Dia Internacional de Mandela, que é celebrado desde 2010. A ONU criou um projeto para estimular todos os cidadãos a decicarem 67 minutos a causas sociais, um minuto por ano que o líder-sulaficano dedicou a lutar pela igualdade racial e ao fim do apartheid.

As comemorações na África do Sul começaram com uma canção de aniversário a Madiba, entoada por 20 milhões de pessoas por todos os cantos do país. Estudantes em suas escolas e empregados em seus ambientes de trabalho se uniram a esta iniciativa para desejar-lhe um dia feliz.

Mandela se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul após vencer as primeiras eleições multirraciais do país, em 1994, ano em que chegou ao fim o regime segregacionista do apartheid, imposto pela minoria branca sul-africana. Sob cuidados médicos desde 2011, Mandela está com a saúde ótima, segundo atual presidente do país, Jacob Zuma.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes