Londrinos abrem suas casas para a arte brasileira


Projeto Rio Occupation London leva performances artísticas para residências da capital britânica

Uma típica casa londrina, habitada por típicos londrinos. Mas, por apenas algumas horas, essa casa se deixou "ocupar" por uma performance de arte brasileira. Shiri Shalmy, que mora no norte de Londres, respondeu um anúncio divulgado pela diretora brasileira Christiane Jatahy, no qual esta pedia: mande-nos uma carta se você quiser receber artistas brasileiros em sua casa.
Shiri respondeu dizendo que tinha interesse em arquitetura e urbanismo. Resultado: na sexta-feira passada, recebeu em sua casa uma trupe formada pelo arquiteto Pedro Rivera, o fotógrafo Ratão, a própria Jatahy e um cinegrafista.
Eles tomaram conta do jardim de Shiri. Montaram uma mesa, distribuíram giz de cera para os convidados da londrina e entregaram-lhes pequenos pedaços do mapa de Londres, perguntando: "O que vocês pensam sobre essas áreas da cidade?" Isso abriu um debate informal - todos usavam máscaras da família real e bebiam cerveja - sobre as diferentes comunidades londrinas e como elas estão sendo afetadas pelos Jogos Olímpicos de 2012.
Outras diversas casas também foram "ocupadas" por artistas diferentes, com apresentações de música, dança, arte e até gastronomia brasileiras. A iniciativa é parte do projeto Rio Occupation London, em que 30 artistas brasileiros estão levando a arte contemporânea do Rio de Janeiro à capital britânica, numa tentativa de conectar as cidades-sede das Olimpíadas de 2012 e 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes