Operação Cinquentinha: PF divulga comunicado


Desde as primeiras horas da manhã a cidade foi agitada por mais uma operação da Polícia Federal. Desta feita foi a Operação "Cinquentinha". Durante o dia algumas prisões foram feitas em Campos, mais precisamente no distrito de Vila Nova. Segundo a PF foi comprovada a existência de compra de votos nas eleições municipais de 2008 naquele distrito. Confira abaixo a nota na íntegra:


"Documento encaminhado ao Ministério da Justiça, Departamento de Justiça Federal, Superintendência Regional no Estado do Rio de Janeiro, Delegacia de Polícia Federal em Campos dos Goytacazes/RJ.Título: Operação “Cinquentinha” na Polícia Federal revela compra de votos em Campos dos Goytacazes/RJPoliciais Federais lotados na Delegacia de Polícia Federal em Campos dos Goytacazes/RJ deflagaram nesta segunda feira, 13/04/09, a Operação “Cinquentinha”, cujas apurações comprovaram a existência de compra de votos nas eleições municipais de 2008, no distrito de Vila Nova, ao norte da cidade. Neste local, foram cumpridas na manhã de hoje mandados de busca e apreensão, além de três mandados de prisão temporária em desfavor dos campistas T.M.C. , 29 anos, J.G.C., 66 anos, A.G.S.N., 30 anos. As investigações apontaram q T.M.C., atual subsecretário de Governo da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ, liderou, naquela ocasião, uma organização criminosa em que várias pessoas se associaram para a compra de votos com dinheiro em espécie, diversos eleitores que estariam envolvidos no esquema já prestaram depoimento na PF e as diligências continuam. Via de regra, cada voto era vendido em troca de uma nota de R$50 (cinquenta reais).Os três presos devem ser levados para o presídio Carlos Tinoco, em Campos dos Goytacazes/RJ e permanecerão à disposição da justiça eleitoral. Todos deverão responder pelo crime de formação de quadrilha (art. 288 do cód. penal) e de compra de votos (art. 299 do cód. eleitoral), cujas penas previstas de, respectivamente, a três e quatro anos de reclusão, além de multa.Campos dos Goytacazes/RJ, 13 de abril de 2009."

Comentários

Anônimo disse…
iiiiii...fedeu...
Nomes dos presos na Operação Cinquentinha:
Thiago Calil (sub-secretário de Governo da Prefeitura de Campos),José Geraldo Calil e Assis Gomes da Silva.

O delegado Paulo Cassiano Júnior informou na entrevista coletiva que as testemunhas ouvidas durante as investigações disseram que a compra de votos era para a então candidata do PMDB, Rosinha Garotinho e o vereador (não reeleito) Marcos Alexandre.
Leonel disse…
Marcos Alexandre foi preso em outubro do ano passado e em sua casa encontraram centenas de títulos de eleitores. Ele integrava a coligação que apoiou Arnaldo Vianna. Por que será que a policia federal não incomoda a quadrilha de Arnaldo Viana e Alexandre Mocaiber ???
Anônimo disse…
Fazer parte da coligação de Arnaldo não implica que o vereador Marcus Alexandre seria fiel a ele. Como todos sabem, em Campos, só existe um partido, o PVC (Partido dos Vira-Casaca).

Luís Maurício de Azeredo Araujo
azeredoaraujo@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes