Bate-boca no STF



O Supremo Tribunal Federal, órgão máximo do Poder Judiciário no país foi palco hoje de um bate-boca entre dois de seus ministros: Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes.
Barbosa fez uma série de críticas e acusações contra o presidente da Corte, Gilmar Mendes, durante a sessão plenária. O clima esquentou no fim desta tarde, após Mendes dizer que Barbosa “julga por classe” e não tem condições de “dar lição de moral a ninguém”.
“Vossa excelência está destruindo a Justiça desse país e vem agora dar lição de moral em mim. Saia a rua ministro Gilmar”, disparou Joaquim Barbosa. “Vossa excelência não está na rua não, está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro”, completou o ministro. “Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar, respeite”, acrescentou.
Sem agredir verbalmente, o presidente rebateu o colega, dizendo que está “sim na rua” e pediu respeito ao ministro Barbosa. Logo depois da áspera discussão, a sessão desta quarta foi encerrada.
Fonte: globo.com


Atualização às 23:28: Texto do G1:
" Depois de três horas e meia de reunião, oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) divulgaram nota na noite desta quarta-feira (22) em que se solidarizam com o presidente da Corte, Gilmar Mendes, que durante a tarde travou um bate boca com o colega Joaquim Barbosa. Durante a reunião, os ministros também decidiram cancelar a sessão plenária de quinta-feira (23).

“Os ministros do Supremo Tribunal Federal que subscrevem esta nota, reunidos após a Sessão Plenária de 22 de abril de 2009, reafirmam a confiança e o respeito ao Senhor Ministro Gilmar Mendes na sua atuação institucional como presidente do Supremo, lamentando o episódio ocorrido nesta data”, diz a íntegra da nota.

O texto é assinado por oito dos 11 ministros do STF: Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia e Menezes Direito. Não assinaram a nota somente os envolvidos na polêmica, Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, além de Ellen Gracie, que está fora do Brasil."

Comentários

Anônimo disse…
O ministro Joaquim Barbosa disse o que muita gente tem vontade de dizer ao Gilmar Mendes, esse câncer no judiciário brasileiro.
Infelizmente opinião ainda é "crime" nesse país e certos juristas usam isso para intimidar o "cidadão comum".
Karina Alves disse…
Estou com pena de Joaquim Barbosa ...mas em ver tal situação... comprova que não há justiça em grau nenhum neste pais...daqui a pouco estarão se estapeando....que Vergonha.... isso é Brasil...imagina na obscuridade o que realmente acontece....
Provisano disse…
Joaquim Barbosa deu uma enquadrada bem merecida em Gilmar Mendes, que não se sabe como, por quais artimanhas, chegou à presidência do STF. São os mistérios do poder...

Ele é o que chamamos de LPM, Louco Pela Mídia, adora uma câmera, um microfone e, ao contrário da sua antecessora, não prima muito por ter mais parcimônia em suas aparições públicas e é muito irônico em suas colocações só que encontrou pela frente um osso duro de roer que é o Joaquim Barbosa, que não costuma levar desafôro para casa.

Deu no que deu, agora seus pares vão tentar colocar panos quentes mas o estrago já está feito.
Victor Jr disse…
Que barraco!!!!

E logo no STF!!! Mas concordo com o primeiro anônimo!! O Ministro Joaquim falou o que muita gente queria!!!

Bela postagem nos colocando atualizados!!!
Edson Sampaio disse…
O que se viu na sessão do STF entre os Ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa foi o extremo da irresponsabilidade e da falta de decoro. Para ser Ministro do STF é necessário, antes de tudo, conduta ilibada. O descontrole dos ministros demonstra á nós que recorremos ao Grau Máximo da nossa Justiça como se decide um tema relevante para o País. È preciso haver controle externo do STF para que tenhamos a certeza de que as decisões ali tomadas sejam realmente voltadas para a LEI e para o DIREITO, em benefício de todos os cidadãos, ricos e pobres. È preciso que haja respeito entre eles para que nós não sejamos prejudicados nos julgamentos que a todos interessa.
Edson Sampaio disse…
O que se viu na sessão do STF entre os Ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa foi o extremo da irresponsabilidade e da falta de decoro. Para ser Ministro do STF é necessário, antes de tudo, conduta ilibada. O descontrole dos ministros demonstra á nós que recorremos ao Grau Máximo da nossa Justiça como se decide um tema relevante para o País. È preciso haver controle externo do STF para que tenhamos a certeza de que as decisões ali tomadas sejam realmente voltadas para a LEI e para o DIREITO, em benefício de todos os cidadãos, ricos e pobres. È preciso que haja respeito entre eles para que nós não sejamos prejudicados nos julgamentos que a todos interessa.
Edson Sampaio disse…
O que se viu na sessão do STF entre os Ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa foi o extremo da irresponsabilidade e da falta de decoro. Para ser Ministro do STF é necessário, antes de tudo, conduta ilibada. O descontrole dos ministros demonstra á nós que recorremos ao Grau Máximo da nossa Justiça como se decide um tema relevante para o País. È preciso haver controle externo do STF para que tenhamos a certeza de que as decisões ali tomadas sejam realmente voltadas para a LEI e para o DIREITO, em benefício de todos os cidadãos, ricos e pobres. È preciso que haja respeito entre eles para que nós não sejamos prejudicados nos julgamentos que a todos interessa
JOAQUIM BARBOSA É O CARA!!!
PlinioMarcosMR disse…
Prezados,

Devemos refletir sobre o ocorrido no Plenário do Supremo Tribunal Federal, mas, acima de tudo, procurarmos, a necessária sustentação, entre as decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal neste último ano. Afinal, várias destas decisões, de certa forma, respaldam muitas das colocações propaladas, na mídia, pelo Excelentíssimo Presidente do Supremo Tribunal, muito embora, não estejam devidamente fundamentadas pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, ou mesmo, pelo Estatuto da Magistratura. Algo, que, agrega, em essência, conteúdo, objetivo e concreto, ao colocado pelo Excelentíssimo Ministro Joaquim Barbosa.
Estas poucas palavras, tem a preocupação de trazer à questão, o fato concreto, de que o Excelentíssimo Presidente do Supremo Tribunal Federal, de forma objetiva, tem se “perdido” ao falar sobre e com base no Direito Constituído, o que nos coloca, a certeza, de que Respeito, apenas e tão somente, NÃO SE OUTORGA, uma vez que, é conseqüência natural da pura CONQUISTA, logo, até que ponto, a Nota em apoio ao Excelentíssimo Presidente do STF, por OITO Excelentíssimos Ministros do STF, PODE estar comprometendo o próprio SABER JURÍDICO, ou melhor, até que ponto pode comprometer a LISURA, a INDEPENDÊNCIA, a CAPACIDADE DE AVALIAÇÃO IMPARCIAL de seus Membros, onde o PURO e simples Corporativismo é INACEITÁVEL, ou mesmo, INADMISSÌVEL.

Para fundamentar as colocações acima apresento os documentos:

Manifestacoes_ao_STF_12292_12889_e_12908
http://www.scribd.com/doc/13374649/ManifestacoesaoSTF1229212889e12908

Sugestao ADPF Lei de Imprensa
http://www.scribd.com/doc/13889730/Sugestao-ADPF-Lei-de-Imprensa

CNJ STF ANULAR Decisao Raposa Do Sol
http://www.scribd.com/doc/13502960/CNJ-STF-ANULAR-Decisao-Raposa-Do-Sol

O Judiciario Brasileiro e Acima de Tudo Um Poder BUROCRATA ?
http://www.scribd.com/doc/13157900/O-Judiciario-Brasileiro-e-Acima-de-Tudo-Um-Pod

PGR ADPF Foro Privilegiado
http://www.scribd.com/doc/13953340/PGR-ADPF-Foro-Privilegiado

Prisao So Com Decisao Transit Ada Em Julgado
http://www.scribd.com/doc/11822011/Prisao-So-Com-Decisao-Transit-Ada-Em-Julgado

Manifestacao STF ILEGITIMIDADE Infidelidade Pa
http://www.scribd.com/doc/9357083/Manifestacao-STF-ILEGITIMIDADE-Infidelidade-Pa

Abraços,
Plínio Marcos

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono