Eleições em Campos, um olhar...

Esse texto escrevi justamente no dia 06 de outubro do ano passado.Pelo que se via então, a "Operação Cinquentinha" não foi nenhuma surpresa.

“O Espetáculo da Pobreza”

Campos

Praça da Lapa, 12h30min, sob um calor sufocante se espalham pelo espaço público mulheres jovens e muitas crianças, provavelmente seus filhos.

O exército está de prontidão no bairro, um dos mais antigos da cidade e onde uma candidata a prefeita tem uma de suas residências a poucos metros do local da concentração de mulheres.

Dessa vez não se vê a farta distribuição de “santinhos”, a “boca-de-urna” foi duramente reprimida, mas as mulheres permanecem por ali. O que se ouve é um burburinho sobre se vão ou não receber pelo trabalho, afinal se não distribuem panfletos não é por “culpa” delas.

Mulheres jovens, muitas desdentadas, vestindo trajes minúsculos, crianças sentadas no chão, muitas sujas brincando na lama para fugir do calor. Retrato da miséria numa das cidades com o maior orçamento do país.

A poucos metros dali o esgoto corre a céu aberto e o sol escaldante traz um odor desagradável.

Vou votar no Ciep Nilo Peçanha e curiosamente, tudo é calma por lá. O local sempre foi movimentado e tumultos eram comuns nas imediações, mas as ações do Exército, da Polícia Militar e da Polícia Federal tornaram um lugar um poço de tranqüilidade.

Na volta reencontro as mulheres e seus filhos. Um menininho barrigudo e de nariz escorrendo rola na lama. A praça para mim é um pequeno retrato da miséria que assola todos os bairros periféricos da minha planície. É o nosso “Espetáculo da Pobreza”.

As apurações já estão no fim. Os dois candidatos que estarão no segundo turno comemoram. Nosso espetáculo vai continuar. O Haiti também é aqui.

Até 2012!!

Texto originalmente escrito no blog Todos os Sonhos de Abril , por isso a formatação "diferente".

Comentários

Sérgio disse…
O texto vem a calhar depois dos fatos acontecidos ontem.
Infelizmente acho que será atual até 2013.
Verônica disse…
Concordo plenamente, Sérgio!!
Parabéns Ana Paula pela sensibilidade de re-postar ( será que existe isso????) este texto. Lembro bem quando escreveu. Infelizmente continuaremos refens dessa forma de governar. Não tenho esperanças de mudanças. E Rosinha vai cantar aquela música do Kid Abelha:
" Nada sei dessa vida e vivo sem saber..."

Bjim
Ana Paula Motta disse…
Sérgio e Verônica, infelizmente nessa terra de miseráveis é provável que vcs tenham razão e o "espetáculo" se repita.

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes