Intensidades

abril mulherAndo assim, um tanto melodramática, querendo fazer poemas arrebatados, desses intensos.Minhas intensidades no escrever não ousam tanto. Pra isso “roubo” palavras de Florbela, e sua alma sem igual.Palavras com o aumentativo na essência.

Blasfémia

Silêncio, meu Amor, não digas nada!
Cai a noite nos longes donde vim…
Toda eu sou alma e amor, sou um jardim,
Um pátio alucinante de Granada!
Dos meus cílios a sombra enluarada,
Quando os teus olhos descem sobre mim,
Traça trémulas hastes de jasmim
Na palidez da face extasiada!
Sou no teu rosto a luz que o alumia,
Sou a expressão das tuas mãos de raça,
E os beijos que me dás já foram meus!
Em ti sou Glória, Altura e Poesia!
E vejo-me - milagre cheio de graça! …
Dentro de ti, em ti igual a Deus!…
Florbela Espanca - Livro de Mágoas

Comentários

Claudio Kezen disse…
Lindo, Ana.

Vale lembrar da Florbela Espanca o poema Fanatismo, bem conhecido de todos porque foi musicado pelo Fagner. É um dos meus favoritos pela carga dramática e de entrega dos versos:


Fanatismo

Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver !
Não és sequer a razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida !


Não vejo nada assim enlouquecida ...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida !


"Tudo no mundo é frágil, tudo passa ..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim !


E, olhos postos em ti, digo de rastros :
"Ah ! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus : Princípio e Fim ! ..."
Ana Paula Motta disse…
Pois é Claudio Kezen, é mesmo muito intensa e tem versos de alta carga dramática.
Anônimo disse…
ana paula, sempre tão poética

.

feliz páscoa
!!
Ana Paula Motta disse…
Tetê, a poesia é a "pimenta do planeta". Boa Páscoa pra você e os seus também.
Sérgio Provisano disse…
"Assaltaram a gramática
Violentaram a métríca
Meteram poesia
Na bagunça do dia-a-dia...
...O poeta é a pimenta do planeta, malagueta"

Grande Torquato!
Ana Paula Motta disse…
Isso mesmo, Provisano...

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes