Sociedade Juris


##Reeleito com 72% dos votos, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, vai iniciar seu novo mandato com a meta de inserir a advocacia na era digital. Para isso, ele prevê uma linha de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que possa ser utilizada na informatização dos escritórios.
Damous também se mostra preocupado com a garantia das prerrogativas aos profissionais da classe a partir do aperfeiçoamento da dinâmica de trabalho da Comissão de Defesa de Prerrogativas. “Já implantamos um serviço de troca de informações online. Então, se há algum incidente que configure violação de prerrogativa no interior do estado, basta que sejamos informados pela subseção local para sabermos o que está acontecendo”, afirma.
O presidente pretende fortalecer o Tribunal de Ética e Disciplina da seccional, responsável por julgar e punir os profissionais infratores, e seguirá na linha que considera a “marca de sua gestão”: de repúdio à violência e aos abusos praticados principalmente nas comunidades carentes do Rio. “Não admitimos que a cidade do Rio de Janeiro tenha territórios e áreas geográficas tomadas por bandos organizados, mas também não aceitamos a violência policial indiscriminada contra a população indefesa e inocente. As pessoas que vivem em favelas não podem ser confundidas com bandidos.”
## O Ministério Público de São Paulo deve enviar nomes de outros integrantes da Igreja Universal para serem investigados pela promotoria de Nova York, no processo sobre um suposto esquema de envio ilegal de dólares para os EUA. Todos os novos suspeitos, moram e trabalham nos Estados Unidos. São eles, o bispo Renato Maduro, a tesoureira da IURD em Nova York,Regina Cerveira e o pastor Forrest.
## O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará em Florianópolis / SC, na próxima quarta-feira (25), para a abertura do XVIII Congresso Nacional do Ministério Público. O evento é realizado pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público - CONAMP e pela Associação Catarinense do Ministério Público - ACMP. Palestrantes de renome internacional vão debater o tema central O Ministério Público como Fator de Redução de Conflitos e Construção da Paz Social. Além do presidente Lula, já confirmaram presença no XVIII Congresso Nacional do MP o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral - TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Carlos Ayres Britto, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, entre outras autoridades.
## O corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Roberto Wider, comunicou ao Órgão Especial do tribunal que tirará licença por 30 dias de suas funções à frente da Corregedoria. Em nota à imprensa, Wider, que foi apontado por reportagens do jornal O Globo como elo de suposto lobista junto ao tribunal, disse que o objetivo do afastamento é permitir uma investigação completa do caso pelo TJ fluminense.
Segundo a comunicação, o objetivo da licença “é permitir ao Órgão Especial desta casa que faça uma completa investigação, livre de qualquer ordem de dificuldade que a minha investidura à frente da Corregedoria-Geral pudesse de algum modo representar”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes