Cafés Suspensos

Jornal A Opiniao
Entramos num pequeno café na Bélgica com um amigo meu
e fizemos o nosso pedido.
Enquanto estamos a aproximar-nos da
 nossa mesa duas pessoas chegam e vão para o balcão:
- “Cinco cafés, por favor.
 Dois deles para nós e três suspensos.”
Eles pagaram a sua conta,
pegaram em dois e saíram.
Perguntei ao meu amigo:
-”O que são esses cafés suspensos?”
 
O meu amigo respondeu-me:
- “Espera e vais ver.”
Algumas pessoas mais entraram. Duas meninas pediram um café cada, pagaram e foram embora. A ordem seguinte foi para sete cafés e foi feita por três advogados –
três para eles e quatro “suspensos”.
Enquanto eu ainda me pergunto
 qual é o significado dos “suspensos” eles saem.
De repente, um homem vestido com roupas gastas
 que parece um mendigo chega
 na porta e pede cordialmente:
- “Você tem um café suspenso?”
Resumindo, as pessoas pagam com antecedência
 um café que servirá para quem
não pode pagar uma bebida quente.
Esta tradição começou em Nápoles,
mas espalhou-se por todo o mundo
e em alguns lugares é possível encomendar
 não só cafés “suspensos”
 mas também um sanduíche ou refeição inteira.
N.R.:
Este informativo tomou conhecimento
 deste texto na primeira semana
de novembro de 2013.
Desconhecemos quem sejam seus personagens,
 como desconhecemos
quem seja seu autor.
 Mesmo assim, tomamos a liberdade
 de transcrevê-lo aqui.
Talvez seja utópico.
Quem sabe?
 Talvez alguém, após a leitura do mesmo,
 inicie esse movimento
na cidade onde reside.
 Porque não?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono