terça-feira, 26 de novembro de 2013

'Lado a Lado' e Fernanda Montenegro vencem prêmio Emmy Internacional

Do G1, em São Paulo

A novela "Lado a Lado", da TV Globo, e a atriz Fernanda Montenegro venceram o 41º Emmy Internacional, considerado o Oscar da televisão mundial. A cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira (25) em Nova York, nos Estados Unidos.
"Lado a Lado" disputou o prêmio de melhor telenovela com a conterrânea "Avenida Brasil", com "Windeck", de Angola, e com a produção canadense "30 vies (30 lives)". De João Emanuel Carneiro, "Avenida Brasil' já foi vendida para mais de cem países, enquanto "Lado a lado", de João Ximenes Braga e Claudia Lage, chega ao mercado internacional em 2014.
A novela premiada conta a história de duas jovens à frente de seu tempo que lutam por amor e liberdade, em meio às transformações sociais do Rio de Janeiro do início do século XX.
Da direita para a esquerda, o ator Thiago Fragoso, os autores João Ximenes Braga e Claudia Lage, e o diretor Vinicius Coimbra (Foto: Neilson Barnard/Getty Images/AFP)Da direita para a esquerda, o ator Thiago Fragoso, os autores João Ximenes Braga e Claudia Lage, e o diretor Vinicius Coimbra. Na ponta esquerda, o ator Jeffrey Tambor, que entregou o prêmio.  (Foto: Neilson Barnard/Getty Images/AFP)
Fernanda Montenegro venceu na categoria melhor atriz por sua atuação no especial de fim de ano “Doce de Mãe”, da TV Globo, no qual interpreta Dona Picucha, uma viúva de 85 anos que anuncia para seus quatro filhos que quer se casar. Ela encara a vida com bom humor e sabe tirar proveito de todas as dificuldades que enfrenta.
Fernanda concorreu com a chinesa Li Sun, por "The Back Palace: Legend of Zhen Huan"; com a britânica Sheridan Smith, por "Mrs. Biggs"; e com Lotta Tejle, da Suécia, por "30 Degrees in February".
Fernanda Montenegro como Dona Picucha em 'Doce de Mãe' (Foto: Doce de Mãe/ TV Globo)Fernanda Montenegro como Dona Picucha em
'Doce de Mãe' (Foto: Doce de Mãe/ TV Globo)
Considerada um dos grandes nomes da teledramaturgia e do teatro no Brasil, Fernanda Montenegro foi a única brasileira já indicada ao Oscar de melhor atriz, pelo seu trabalho no filme "Central do Brasil" de 1999.
"Gostaria de dividir este Emmy com meus queridos diretores, Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e com todo o elenco, meus amigos, maravilhosos e estupendos atores do Brasil. Muito obrigado", disse a atriz visivelmente emocionada, usando um elegante vestido preto de veludo.

Em declarações à agência EFE, Fernanda Montenegro reconheceu que o segredo da personagem que interpretou, com grande satisfação, é que ela representa "uma lição de vida, sobre como envelhecer sem muito drama e com muito senso de humor".

"Não é boba, nem louca, é simplesmente uma mulher consciente de sua idade que continua achando graça da vida", concluiu.
Fernanda Montenegro (Foto: Neilson Barnard / Getty Images / AFP Photo)Fernanda Montenegro ao chegar para o Emmy
(Foto: Neilson Barnard / Getty Images / AFP Photo)
Fernanda Montenegro nasceu em 1929 no Rio de Janeiro. Começou a atuar nos anos 1940 adaptando obras de teatro para o rádio e, desde então, manteve uma trajetória artística no país, rejeitando todas as ofertas de Hollywood.
A respeito disso, ficou famosa pelas frases: "meu inglês não é bom, mas minha alma é melhor" e "no Brasil tenho uma carreira, nos Estados Unidos tenho um sotaque".
Além do Emmy Internacional, Fernanda já foi vencedora do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim, da Concha de Prata do Festival de San Sebastián e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entre outros.
Fernanda Montenegro mostra prêmio Emmy Internacional (Foto: Neison Barnard/ Getty Images North America/ AFP)Fernanda Montenegro mostra prêmio Emmy Internacional (Foto: Neison Barnard/ Getty Images North America/ AFP)


Cinco indicações
A TV Globo concorreu em cinco das nove categorias do Emmy Internacional. “O brado retumbante" disputou melhor série dramática. O vencedor na categoria foi "Les Revenants", da França. “Como aproveitar o fim do mundo” concorreu ao prêmio de melhor comédia, vencido pela produção do Reino Unido “Moone Boy”.
Cauã Reymond no Emmy Internacional (Foto: Twitter @iemmys)Cauã Reymond no Emmy Internacional
(Foto: Twitter @iemmys)
O Brasil também concorreu à melhor atuação masculina pelo trabalho de Marcos Palmeira em "Mandrake", da HBO e Goritzia Filmes, categoria vencida por Sean Bean, por “Accused” (Acusado), do Reino Unido.

O ator Cauã Reymond apresentou a categoria “Programa sem roteiro pré-definido” junto com a atriz Amanda Righetti. O quesito teve como vencedora a produção da Austrália “Go Back to Where You Came From” (Volte de onde você veio).

Segundo a agência EFE, no total, 19 países foram indicados ao Emmy, entre eles Reino Unido, Alemanha, Canadá, África do Sul, Japão, Angola, Suécia, México, Bélgica, Uruguai, Colombia, China e Filipinas.

Veja abaixo em negrito os vencedores das nove categorias:

Melhor programa de arte (empate)

Hello?! Orchestra  - MBC / CEN Media – Coreia do Sul
Soundtrack  - Geronimo BVBA – Bélgica
Multiple Views - La Máquina Loca  - TV UNAM / El Caiman Films / Alebrije  - México
Freddie Mercury: The Great Pretender  – Reino Unido

Melhor performance masculina

Shinichi Tsutsumi - Yasu - A Single Father's Story  - NHK  - Japão
Sean Bean - Accused - RSJ Films – Reino Unido
Heino Ferch - Anatomy of Revenge  - Aichholzer Filmproduktion, Vienna / ORF - Alemanha
Marcos Palmeira - Mandrake Especial - HBO Latin America Originals / Goritzia Filmes – Brasil
Melhor performance feminina

Li Sun - The Back Palace: Legend of Zhen Huan - Film TV Culture Communication - China
Sheridan Smith - Mrs Biggs - ITV Studios / December Media – Reino Unido
Lotta Tejle - 30 Degrees in February - SVT / Fundament Film - Suécia
Fernanda Montenegro - Doce de mãe - TV Globo – Brasil
Comédia

Late Nite News with Loyiso Gola -  África do Sul
Moone Boy  - Reino Unido
Workingirls - França
Como aproveitar o fim do mundo – TV Globo – Brasil
Documentário

The Golden Hour  - Desert Road / TVNZ – Nova Zelândia
My Mother, Lady Bondong  - MBC – Coreia do Sul
5 Broken Cameras  - Alegria Productions / Guy DVD Films / Burnat Films Palestine / France Télévisions – França
5 de Mayo, Un Dia de Gloria - Discovery Channel Latin America / Cactus Films - México
Série de drama

Maalaala Mo Kaya  - ABS-CBN – Filipinas
Les Revenants (Rebound)  - Haut et Court TV / Canal+ Original Programming – França
O brado retumbante - TV Globo  - Brasil

Accused - RSJ Films – Reino Unido
Programa sem roteiro pré-definido

Go Back to Where You Came From - SBS Television Australia  - Austrália
MasterChef South Africa - Quizzical Pictures / Lucky Bean Media – África do Sul
Dear Neighbors Help Our Daughter Find Love  - Keshet Broadcasting / Keshet International / Fuchsia Productions  - Israel
Reto al Chef 2 - Foxtelecolombia – Colombia
Telenovela

Windeck  - Semba Comunicação - Angola
30 vies (30 lives) - Aetios Productions Inc. - Canadá
Avenida Brasil - TV Globo - Brasil
Lado a Lado  - TV Globo  - Brasil
Minissérie

DramaW Mini-Series: Heaven's Ark - WOWOW INC. / FINE Entertainment - Japão
Secret State  - Company Television / Newscope Films – Reino Unido
SOMOS - Cadáver se necesita - AGADU / Canal 10 - Uruguai
A Day for a Miracle - Rowboat Film / ZDF - Alemanha

Nenhum comentário: