Igreja holandesa com mais de 500 anos é transformada em livraria


Do:Uol
Uma famosa igreja dominicana do século XV, em Zwolle, na Holanda, foi transformada em uma deslumbrante livraria moderna.  Os arquitetos do escritório BK. Architecten foram autorizados a reformular radicalmente o uso do interior do edifício gótico de 547 anos, sob a única condição de manterem algumas das características originais – como os órgãos de tubo, os vitrais e a decoração das paredes.
 As condições de construção eram rígidas, devido aos inúmeros regulamentos a serem seguidos; o que significa que os designers tiveram que ter muita paciência e soluções inteligentes para maximizar a utilização do espaço.
Eles conseguiram espremer três andares de mercadorias nas laterais da catedral com o auxílio de estruturas autônomas e temporárias; assim, podem ser removidas posteriormente, caso a igreja precise voltar ao seu propósito original.
O livraria foi inaugurada em junho e foi um sucesso, desde então. “Nós queríamos todas as adições de estruturas e decoração deixassem que a igreja continuasse sóbria e com um ar modesto”, disse um dos arquitetos do projeto ao “Dailymail”.
A Igreja de Broenrenkerk, como é chamada, fazia parte do um mosteiro dominicano fundado em 1465. Este mosteiro foi fechado em 1580 e os monges foram expulsos. De 1640 até 1982, a igreja foi usada em cultos protestante. Após um período de restauração, de 1983 a 1988, passou a ser usada para eventos culturais. E em 2013, virou a livraria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono