Academia divulga os dez curtas de animação que disputarão vaga no Oscar

Do:Uol

A academia americana de cinema divulgou nesta quinta-feira (7) os dez curtas de animação que disputarão uma vaga entre os indicados à próxima edição do Oscar.

Os escolhidos são "Feral", de Daniel Souza, "Get a Horse!", de Lauren MacMullan, "Gloria Victoria" de Theodore Ushev, "Hollow Land" de Uri Kranot e Michelle Kranot, "The Missing Scarf" de Eoin Duffy, "Mr. Hublot", de Laurent Witz, "Possessions", de Shuhei Morita, "Requiem for Romance," de Jonathan Ng e "Room on the Broom" de Max Lang e Jan Lachauer e "Subconscious Password" de Chris Landreth,
Exibido junto do longa "Frozen: Uma Aventura Congelante", "Get a Horse!" é baseado em antigos desenhos feitos por Walt Disney, e conta com a voz dele dublando o Mickey. Outro dos finalistas, "Feral", do caboverdiano Daniel Souza, levou em agosto o prêmio de melhor filme do festival Anima Mundi 2013.
O comitê do Oscar agora irá selecionar entre três e cinco curtas para a indicação. O indicados serão anunciados no dia 16 de janeiro, em Los Angeles. A cerimônia do Oscar acontece em 2 de março.
Longas de animação
Na terça (5), já haviam sido anunciados os 19 longas pré-selecionados para a categoria de melhor animação, entre eles, o brasileiro "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi. A animação narra o amor entre Janaína (Camila Pitanga) e um guerreiro indígena (Selton Mello) que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive, atravessando quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água.
"Tá Chovendo Hambúrguer 2", "Meu Malvado Favorito 2", "Os Croods", "Reino Escondido", "Frozen: Uma Aventura Congelante" e "Universidade Monstros" também disputam as indicações.
Há filmes da lista que ainda precisam provar que cumprem todas as exigências da Academia para concorrer às indicações --ao menos oito deles, por exemplo, precisam estrear no Condado de Los Angeles até o final de 2013 se quiserem continuar na briga pela estatueta. A Academia esclarece, ainda, que os filmes da lista também podem concorrer em outras categorias.
Ampliar

"Uma história de amor e fúria": animação debate história e sociedade8 fotos

2 / 8
A chegada dos colonizadores na visão dos indígenas que aqui viviam, o modo de vida, a cultura e a mitologia dos índios tupinambás ganham destaque em "Uma história de amor e fúria", cujo protagonista é um guerreiro indígena que enfrenta Anhangá, o espírito do mal. A propósito, o que você sabe sobre os índios no que se refere à história do Brasil? Que tal compreender melhor o complexo relacionamento entre a civilização deles e a nossa? Leia mais Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono