Notícias, cotidiano, curiosidades, opinião e participação do leitor.
Cardápio do dia: política, poesia, esportes, música, literatura e muito mais!
A casa é nossa!!
Bienal do Rio 2013 homenageia Alemanha e bate recorde de nomes internacionais
Feira completa 30 anos com espaço dedicado aos jovens e coloca em pauta a literatura de futebol
Com número recorde de 27 nomes internacionais e homenagens a Alemanha, começa nesta quinta-feira (29) a 16ª edição da Bienal do Rio. A feira, que completa 30 anos, apresenta mais de 100 sessões de debates e bate-papos até 8 de setembro, quando encerra as atividades com uma festa típica da noite de Berlim.
A Bienal do Rio 2013 ainda apresenta outras novidades, como a abertura de espaço dedicado aos jovens, o destaque para a relação entre literatura e futebol e a inauguração de um salão de negócios para profissionais do mercado.Como parte da iniciativa "Alemanha + Brasil 2012-2013", a Bienal do Rio apresenta 30 editoras alemãs, assim como 11 autores e ilustradores do país. Entres os destaques estão Ilija Trojanow (que lança o livro "Degelo"), Reinhard Kleist (com o lançamento da HQ "O Boxeador") e as performances de poetry slam (competição de poesia) de Bas Böttcher.
Depois de ser homenageada na Bienal do Rio, será a vez de a Alemanha dar destaque para o Brasil. A literatura do País será um dos principais temas da Feira do Livro de Frankfurt - maior evento mundial no setor -, que acontece entre os dias 9 e 13 de outubro.
Além dos alemães, outros 16 autores internacionais participam da feira. Entre eles os norte-americanos Nicholas Sparks, prolífico escritor de best-sellers que vai conversar com o público, e Sylvia Day, criadora da série de romances eróticos "Crossfire", que realiza sessão de autógrafos. O escritor moçambicano Mia Couto também vai estar presente na Bienal, para um debate sobre as vozes femininas na cultura africana.
- Quinta-feira (29/8)
Às 19h , Rosa Maria Araújo (do Museu da Imagem e Som) e Leonel Kaz (do Museu do Futebol de São Paulo) participam da sessão "Enfim, os museus", onde discutem o esforço de preservar a memória da música e do futebol na cultura brasileira. A mesa será mediada por Pedro Butcher , editor do site "Filme B".
Também às 19h acontece a sessão "A poesia do Século 21". O debate sobre os novos movimentos dessa arte será realiza por três poetas: o brasileiro André Vallias , o alemão Bas Böttcher e o brasileiro que mora na Alemanha Ricardo Domeneck . A mesa será mediada pela jornalista Suzana Velasco .
- Sexta (30/8) Às 18h30 os jornalistas esportivos Juca Kfouri e José Trajano participam da conversa "Que 'País do futebol' é esse?". Mediada pelo jornalista e escritor João Máximo , a conversa vai questionar se o Brasil ainda tem o melhor futebol do mundo, entre outros assuntos.
Já às 19h acontece a sessão "Caminhos entre a vida real e a invenção ficcional", com a participação do escritor e jornalista Zuenir Ventura e da autora e atriz Claudia Lage . Mediado pela poetisa e autora de livros infantis Suzana Vargas , o debate irá falar sobre a fronteira entre o real e o fictício na literatura.
- Sábado (31/8) O prolífico autor de best-sellers Nicholas Sparks conversa com o público às 12h. Depois, às 16h, é a vez do quadrinista Mauricio de Sousa e da autora de livro juvenis Thalita Rebouças de falar com os leitores.
Divulgação
O quadrinista alemão Reinhard Kleist, autor de 'Cash' e 'Castro', lança a HQ 'O Boxeador' na Bienal do Rio 2013
Às 14h, o norte-americano Matthew Quick , autor de "O Lado Bom da Vida", participada da sessão "Novas definições de leitor: o jovem, o jovem adulto e o adulto" com os autores brasileiros Flavio Carneiro e Socorro Acioli . A mesa será mediada pelo escritor Henrique Rodrigues .
Por fim, o quadrinista alemão Reinhard Kelist , autor das HQs biográficas "Cash" e "Castro", realiza a palestra "Um panorama da produção de quadrinhos na Alemanha".
-Domingo (1/9) Reinhard Kleist participa de duas sessões neste dia. Às 12h, ao lado dos os brasileiros Daniel Pelizzari e Rodrigo Rosa , escritores que transitam entre as HQs e a literatura, ele participa do debate "O traço e a escrita na produção do narrar" sobre as técnicas e estratégias narrativas específicas dos quadrinhos. Então, às 15h, o alemão ministra a palestra "Castro, Cuba - como é a criação de um graphic novel".
No domingo também acontece o lançamento de dois livros de autores alemães. Ás 13h, Reinhard Kleist lança a HQ "O Boxeador" e, às 18h, acontece o lançamento do livro "Cinco séculos de relações brasileiras e alemãs", organizado pelo Instituto Martius-Staden .
Às 15h, a equipe do canal de humor Porta dos Fundos realiza a sessão "Como entrar pela porta dos fundos e sair pela porta da frente?", sobre a experiência de participar de um dos grupos humorísticos de maior sucesso da atualidade.
-Segunda (2/9) Às 18h30, na sessão "Graça & Lima, os falsos inimigos da bola", Dênis de Moraes(Biógrafo de Graciliano Ramos) e Joel Rufino dos Santos (ensaísta que falou sobre Lima Barreto) falam como estes dois grandes autores brasileiros não eram contra o futebol. O mediador da mesa será Vitor Iório , professor de comunicação na UFRJ.
-Terça (3/9) Os escritores indígenas Graça Graúna e Daniel Munduruku participam da mesa "Guarani, Kaiová e muitas mais - Literatura de índio", ás 19h. A conversa, mediada pelo autor José Bessa , vai falar do fortalecimento das culturas indígenas depois de um grande período de destruição.
Já às 20h, os acadêmicos Muniz Sodré e Ronaldo Helal - estudiosos da cultura popular brasileira - vão analisar o futebol por meio das ciências sociais na mesa "Pensando futebol". O mediador será Vitor Iório
-Quarta (4/9) Às 17h, o músico e escritor Tony Bellotto fala de seu novo livro na sessão "Machu Picchu: na trilha das famílias". Depois, às 19h, ele participa da mesa "Por que, por quem, para quem escrevo?", ao lado dos escritores Antônio Torres e João Paulo Cuenca .
Também ás 19h acontece o lançamento do livro "A Rosa Branca", de Inge Scholl . Vão estar presentes Juliana P. Perez e Tinka Reichmann , professoras de alemão da FFLCH/USP, e Cide Piquet , da Editora 34.
-Quinta (5/9) Às 17h30 acontece a sessão "Clarice Lispector - universos femininos em expansão na obra de uma das maiores escritoras brasileiras". Mediada pela jornalista e apresentadora Bianca Ramoneda , a mesa terá participação da atriz Beth Goulart(que viveu a escritora no teatro) e Teresa Montero (pesquisadora da obra da autora).
Outra homenagem acontece às 18h, dessa vez para o escritor e poeta Paulo Leminski. Os autores Angélica Freitas , Alice SantAnna , Mariano Marovatto ,Omar Salomão e Aurea Leminski vão ler poemas do autor na mesa "Leminski Vive", para depois responder a perguntas da plateia.
-Sexta (6/9) O poeta e roteirista Geraldo Carneiro participa da sessão "Elas por eles: as mulheres amadas e idealizadas na poesia e na crônica de Rubem Braga e Vinícius de Moraes", às 19h30. A mediação será do jornalista e também poeta Claufe Rodrigues .
Divulgação
O escritor norte-americano James Hunter, autor de "O Monge e o Executivo"
Às 20h, o escritor Frei Betto e o filósofoMarcos Nobre vão debater sobre a onda de protestos que vem ocorrendo nos últimos meses na mesa "Bem estar e mal estar no Brasil pós-manifestações". A mediação será do escritor Arnaldo Bloch .
-Sábado (7/9) Dois autores americanos se encontram com o público no sábado. Às 12h,James C. Hunter , escritor de "O Monge e o Executivo", fala com os visitantes e, às 15h, é Sylvia Day , criadora da série de romances eróticos "Crossfire", quem faz sessão de autógrafos.
Então, às 18h, acontece o lançamento do livro "Degelo", do alemão Ilija Trojanow. O autor vai realizar uma performance , seguida de sessão de autográfos.
Por fim, André Vianco fala sobre como entender os diferentes universos criados pelos escritores na mesa "Meu negócio é criar um mundo atrás do outro", às 18h30. A mediação será da jornalista Lísia Palombini .
-Domingo (8/9) Às 15h acontece a mesa-redonda "Berlim - Meca para Escritores e Artistas", o autor brasileiro Marcelo Backes e os escritores alemães Wladimir Kaminer e Olga Grjasnowa . A mediação será de Dennis Gerstenberger .
Também às 15h o vlogueiro Felipe Neto fala sobre sua opção de fazer carreira com os vídeos que coloca no YouTube na sessão "Não faz sentido: ganhar dinheiro com vídeo grátis!". A mediação será da jornalista Lísia Palombini .
O cineasta luso-brasileiro Antonio Lealvai mediará a mesa "O filme do jogo" às 16h30, na qual os diretores brasileiros José Carlos Asbeg e Luiz Carlos Barreto vão falar sobre o cinema de futebol no Brasil.
Este é o retrato do que podemos chamar de Parque do Abandono. O lugar que já foi sede de outras entidades de interesse público, ultimamente estava servindo à Guarda Civil do município de Campos. Recentemente uma obra de reforma foi ensaiada no local, mas só na fachada principal do prédio. Seu interior continua abandonado e servindo para a bandidagem se esconder. Semana passada uma pessoa foi atacada quando passava pelo local. É inadmissível que um espaço desse tamanho fique abandonado no Centro da cidade, podendo ser utilizado para diversas outras atividades, como: estacionamento público, atividades esportivas, parquinho para crianças, enfim...uma enormidade de possibilidades. Vale lembrar que o Alzira Vargas é rodeado de hospitais, supermercados, academias, faculdades e residências particulares. As fotos acima foram feitas no fim do governo passado. Resolvi repetir, pois não está muito diferente atualmente. Fica o registro.
Fumante, Celso não procurou tratamento para a doença.:foto: reprodução internet Abaixo o depoimento emocionado de um amigo de infância de Celso Blues Boy, publicado no jornal O Fluminense. No texto, o motociclista David Moreno Filstein, que também o acompanhou em alguns de seus últimos shows, confirma que o bluesman - falecido esta semana vítima de câncer na laringe - não fez nenhum esforço para se tratar e largar os vícios que acabaram contribuindo para sua doença. Fica o registro e o alerta: Lembrança de um amigo Somos amigos de infância e tive o prazer de conviver muitas das fazes de sua vida. Quando foi expulso de casa na sua adolescência morou na minha casa por alguns meses antes de ser o Celso Blues Boy. Quando descobriu sua veia de Bluseiro, curti suas músicas quase em primeira mão (Aumenta que isso ai é Rock Roll, Sempre Brilhará e outros clássicos por ele gravados para nosso puro deleite). Ao longo de sua jornada tocando com vários músicos e amigos em bares ...
Comentários