Notícias, cotidiano, curiosidades, opinião e participação do leitor.
Cardápio do dia: política, poesia, esportes, música, literatura e muito mais!
A casa é nossa!!
Bienal do Rio 2013 homenageia Alemanha e bate recorde de nomes internacionais
Feira completa 30 anos com espaço dedicado aos jovens e coloca em pauta a literatura de futebol
Com número recorde de 27 nomes internacionais e homenagens a Alemanha, começa nesta quinta-feira (29) a 16ª edição da Bienal do Rio. A feira, que completa 30 anos, apresenta mais de 100 sessões de debates e bate-papos até 8 de setembro, quando encerra as atividades com uma festa típica da noite de Berlim.
A Bienal do Rio 2013 ainda apresenta outras novidades, como a abertura de espaço dedicado aos jovens, o destaque para a relação entre literatura e futebol e a inauguração de um salão de negócios para profissionais do mercado.Como parte da iniciativa "Alemanha + Brasil 2012-2013", a Bienal do Rio apresenta 30 editoras alemãs, assim como 11 autores e ilustradores do país. Entres os destaques estão Ilija Trojanow (que lança o livro "Degelo"), Reinhard Kleist (com o lançamento da HQ "O Boxeador") e as performances de poetry slam (competição de poesia) de Bas Böttcher.
Depois de ser homenageada na Bienal do Rio, será a vez de a Alemanha dar destaque para o Brasil. A literatura do País será um dos principais temas da Feira do Livro de Frankfurt - maior evento mundial no setor -, que acontece entre os dias 9 e 13 de outubro.
Além dos alemães, outros 16 autores internacionais participam da feira. Entre eles os norte-americanos Nicholas Sparks, prolífico escritor de best-sellers que vai conversar com o público, e Sylvia Day, criadora da série de romances eróticos "Crossfire", que realiza sessão de autógrafos. O escritor moçambicano Mia Couto também vai estar presente na Bienal, para um debate sobre as vozes femininas na cultura africana.
- Quinta-feira (29/8)
Às 19h , Rosa Maria Araújo (do Museu da Imagem e Som) e Leonel Kaz (do Museu do Futebol de São Paulo) participam da sessão "Enfim, os museus", onde discutem o esforço de preservar a memória da música e do futebol na cultura brasileira. A mesa será mediada por Pedro Butcher , editor do site "Filme B".
Também às 19h acontece a sessão "A poesia do Século 21". O debate sobre os novos movimentos dessa arte será realiza por três poetas: o brasileiro André Vallias , o alemão Bas Böttcher e o brasileiro que mora na Alemanha Ricardo Domeneck . A mesa será mediada pela jornalista Suzana Velasco .
- Sexta (30/8) Às 18h30 os jornalistas esportivos Juca Kfouri e José Trajano participam da conversa "Que 'País do futebol' é esse?". Mediada pelo jornalista e escritor João Máximo , a conversa vai questionar se o Brasil ainda tem o melhor futebol do mundo, entre outros assuntos.
Já às 19h acontece a sessão "Caminhos entre a vida real e a invenção ficcional", com a participação do escritor e jornalista Zuenir Ventura e da autora e atriz Claudia Lage . Mediado pela poetisa e autora de livros infantis Suzana Vargas , o debate irá falar sobre a fronteira entre o real e o fictício na literatura.
- Sábado (31/8) O prolífico autor de best-sellers Nicholas Sparks conversa com o público às 12h. Depois, às 16h, é a vez do quadrinista Mauricio de Sousa e da autora de livro juvenis Thalita Rebouças de falar com os leitores.
Divulgação
O quadrinista alemão Reinhard Kleist, autor de 'Cash' e 'Castro', lança a HQ 'O Boxeador' na Bienal do Rio 2013
Às 14h, o norte-americano Matthew Quick , autor de "O Lado Bom da Vida", participada da sessão "Novas definições de leitor: o jovem, o jovem adulto e o adulto" com os autores brasileiros Flavio Carneiro e Socorro Acioli . A mesa será mediada pelo escritor Henrique Rodrigues .
Por fim, o quadrinista alemão Reinhard Kelist , autor das HQs biográficas "Cash" e "Castro", realiza a palestra "Um panorama da produção de quadrinhos na Alemanha".
-Domingo (1/9) Reinhard Kleist participa de duas sessões neste dia. Às 12h, ao lado dos os brasileiros Daniel Pelizzari e Rodrigo Rosa , escritores que transitam entre as HQs e a literatura, ele participa do debate "O traço e a escrita na produção do narrar" sobre as técnicas e estratégias narrativas específicas dos quadrinhos. Então, às 15h, o alemão ministra a palestra "Castro, Cuba - como é a criação de um graphic novel".
No domingo também acontece o lançamento de dois livros de autores alemães. Ás 13h, Reinhard Kleist lança a HQ "O Boxeador" e, às 18h, acontece o lançamento do livro "Cinco séculos de relações brasileiras e alemãs", organizado pelo Instituto Martius-Staden .
Às 15h, a equipe do canal de humor Porta dos Fundos realiza a sessão "Como entrar pela porta dos fundos e sair pela porta da frente?", sobre a experiência de participar de um dos grupos humorísticos de maior sucesso da atualidade.
-Segunda (2/9) Às 18h30, na sessão "Graça & Lima, os falsos inimigos da bola", Dênis de Moraes(Biógrafo de Graciliano Ramos) e Joel Rufino dos Santos (ensaísta que falou sobre Lima Barreto) falam como estes dois grandes autores brasileiros não eram contra o futebol. O mediador da mesa será Vitor Iório , professor de comunicação na UFRJ.
-Terça (3/9) Os escritores indígenas Graça Graúna e Daniel Munduruku participam da mesa "Guarani, Kaiová e muitas mais - Literatura de índio", ás 19h. A conversa, mediada pelo autor José Bessa , vai falar do fortalecimento das culturas indígenas depois de um grande período de destruição.
Já às 20h, os acadêmicos Muniz Sodré e Ronaldo Helal - estudiosos da cultura popular brasileira - vão analisar o futebol por meio das ciências sociais na mesa "Pensando futebol". O mediador será Vitor Iório
-Quarta (4/9) Às 17h, o músico e escritor Tony Bellotto fala de seu novo livro na sessão "Machu Picchu: na trilha das famílias". Depois, às 19h, ele participa da mesa "Por que, por quem, para quem escrevo?", ao lado dos escritores Antônio Torres e João Paulo Cuenca .
Também ás 19h acontece o lançamento do livro "A Rosa Branca", de Inge Scholl . Vão estar presentes Juliana P. Perez e Tinka Reichmann , professoras de alemão da FFLCH/USP, e Cide Piquet , da Editora 34.
-Quinta (5/9) Às 17h30 acontece a sessão "Clarice Lispector - universos femininos em expansão na obra de uma das maiores escritoras brasileiras". Mediada pela jornalista e apresentadora Bianca Ramoneda , a mesa terá participação da atriz Beth Goulart(que viveu a escritora no teatro) e Teresa Montero (pesquisadora da obra da autora).
Outra homenagem acontece às 18h, dessa vez para o escritor e poeta Paulo Leminski. Os autores Angélica Freitas , Alice SantAnna , Mariano Marovatto ,Omar Salomão e Aurea Leminski vão ler poemas do autor na mesa "Leminski Vive", para depois responder a perguntas da plateia.
-Sexta (6/9) O poeta e roteirista Geraldo Carneiro participa da sessão "Elas por eles: as mulheres amadas e idealizadas na poesia e na crônica de Rubem Braga e Vinícius de Moraes", às 19h30. A mediação será do jornalista e também poeta Claufe Rodrigues .
Divulgação
O escritor norte-americano James Hunter, autor de "O Monge e o Executivo"
Às 20h, o escritor Frei Betto e o filósofoMarcos Nobre vão debater sobre a onda de protestos que vem ocorrendo nos últimos meses na mesa "Bem estar e mal estar no Brasil pós-manifestações". A mediação será do escritor Arnaldo Bloch .
-Sábado (7/9) Dois autores americanos se encontram com o público no sábado. Às 12h,James C. Hunter , escritor de "O Monge e o Executivo", fala com os visitantes e, às 15h, é Sylvia Day , criadora da série de romances eróticos "Crossfire", quem faz sessão de autógrafos.
Então, às 18h, acontece o lançamento do livro "Degelo", do alemão Ilija Trojanow. O autor vai realizar uma performance , seguida de sessão de autográfos.
Por fim, André Vianco fala sobre como entender os diferentes universos criados pelos escritores na mesa "Meu negócio é criar um mundo atrás do outro", às 18h30. A mediação será da jornalista Lísia Palombini .
-Domingo (8/9) Às 15h acontece a mesa-redonda "Berlim - Meca para Escritores e Artistas", o autor brasileiro Marcelo Backes e os escritores alemães Wladimir Kaminer e Olga Grjasnowa . A mediação será de Dennis Gerstenberger .
Também às 15h o vlogueiro Felipe Neto fala sobre sua opção de fazer carreira com os vídeos que coloca no YouTube na sessão "Não faz sentido: ganhar dinheiro com vídeo grátis!". A mediação será da jornalista Lísia Palombini .
O cineasta luso-brasileiro Antonio Lealvai mediará a mesa "O filme do jogo" às 16h30, na qual os diretores brasileiros José Carlos Asbeg e Luiz Carlos Barreto vão falar sobre o cinema de futebol no Brasil.
Votei em Ciro Gomes em 98. Porra louca, dirão alguns. Mas fala quase tudo que eu penso do momento atual. Será que ele vem em 2018? Como não voto no pt, nem na tucanada que manda a PM bater em professor e aluno, seria minha opção. .
Fumante, Celso não procurou tratamento para a doença.:foto: reprodução internet Abaixo o depoimento emocionado de um amigo de infância de Celso Blues Boy, publicado no jornal O Fluminense. No texto, o motociclista David Moreno Filstein, que também o acompanhou em alguns de seus últimos shows, confirma que o bluesman - falecido esta semana vítima de câncer na laringe - não fez nenhum esforço para se tratar e largar os vícios que acabaram contribuindo para sua doença. Fica o registro e o alerta: Lembrança de um amigo Somos amigos de infância e tive o prazer de conviver muitas das fazes de sua vida. Quando foi expulso de casa na sua adolescência morou na minha casa por alguns meses antes de ser o Celso Blues Boy. Quando descobriu sua veia de Bluseiro, curti suas músicas quase em primeira mão (Aumenta que isso ai é Rock Roll, Sempre Brilhará e outros clássicos por ele gravados para nosso puro deleite). Ao longo de sua jornada tocando com vários músicos e amigos em bares ...
A família da atriz Leila Lopes divulgou ontem, parte do conteúdo de uma das cartas que a atriz deixou para os parentes. Em um trecho ela escreve: Eu não quero envelhecer e sofrer. Confira abaixo: "Eu não me suicidei, eu parti para junto de Deus. Fiquem cientes que não bebo e não uso drogas, eu decidi que já fiz tudo que podia fazer nessa vida. Tive uma vida linda, conheci o mundo, vivi em cidades maravilhosas, tive uma família digna e conceituada em Esteio, brilhei na minha carreira, ganhei muito dinheiro e ajudei muita gente com ele. Realmente não soube administrá-lo e fui iludibriada por pessoas de má fé várias vezes, mas sempre renasci como uma fênix que sou e sempre fiquei bem de novo. Aliás, eu nunca me importei com o ter. Bom, tem muito mais sobre a minha vida, isso é só para verem como não sou covarde não, fui uma guerreira, mas cansei. É preciso coragem para deixar esta vida. Saibam todos que tiverem conhecimento desse documento que não estou desistindo da vida, estou em b...
Comentários