Tem blogueiro faturando...
Matéria da "Folha de São Paulo" de ontem:
"Ganhar brindes de marcas, ser convidado para participar de eventos e
receber entre R$ 500 e R$ 15 mil por uma opinião favorável a um produto
estão entre as regalias de ser um blogueiro famoso.
Segundo levantamento feito pela Folha com 12 agências de publicidade
que trabalham com marketing digital, um blogueiro cujo site tenha a
partir de 40 mil acessos diários ganha entre R$ 15 mil e R$ 80 mil por
mês fazendo publieditoriais.
Também conhecidos como publiposts, post pagos e jabás, são textos
financiados por marcas e veiculados em blogs. A maioria aparece com uma
discreta identificação de que se trata de publicidade -apenas uma "tag"
no pé do texto, com a palavra "publipost". Outros nem isso mostram. É
comum que esses avisos apareçam só no fim do texto, em tamanho pequeno.
Publipost é todo material pago veiculado em blogs como se fosse um
post normal. De certo modo, corresponde aos chamados "informes
publicitários", textos com aparência jornalística feitos por empresas e
publicados em jornais e revistas com identificação para que o leitor
não o confunda com reportagem.
Por causa do post pago, é possível ver blogueiros elogiando marcas
de absorvente, roupas, celulares, restaurantes e até dermatologistas.
A propaganda, que não tem cara de publicidade, nem sempre aparece
identificada como tal. Escrita em primeira pessoa, assemelha-se a uma
dica de amigo.
"O grande problema é a falta de regulamentação. Cada blogueiro
identifica as propagandas como quer. Alguns com uma 'tag' minúscula no
fim do post, outros com selos", diz o blogueiro e publicitário
Alexandre Inagaki.
Para Inagaki, o correto seria identificar como propaganda logo no título.
Neste ano, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) investigou
um caso de propaganda disfarçada em blogs pela primeira vez: três
blogueiras publicaram textos idênticos elogiando produtos da loja de
maquiagens Sephora.
Ao final, o conselho recomendou que elas evitassem gerar desconfianças nos consumidores.
Segundo as agências de publicidade, os melhores blogs para anunciar
são os de humor e os de moda, que já ganharam até uma rede para
organizar os publiposts, chamada F.Hits.
A plataforma criada pela empresária Alice Ferraz reúne 24 blogs de
moda e chegou a receber o título de oitava companhia mais inovadora do
Brasil no ranking da americana Fast Company.
Um dos blogs de humor mais rentáveis é o "Não Salvo", feito por Maurício Cid. Ele afirma identificar suas publicidades por meio de 'tags'.
Um dos blogs de humor mais rentáveis é o "Não Salvo", feito por Maurício Cid. Ele afirma identificar suas publicidades por meio de 'tags'.
"O que o blogueiro tem de mais importante é a sua credibilidade.
Além disso, meus leitores acham justo que eu ganhe dinheiro com o
blog."
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