Pensando em voz alta

Lendo a crônica semanal de Artur Xexéo na revista "O Globo"de domingo(21/08/2011):"Que santo é esse?"( vou procurá-la no Google para reproduzi-la aqui),observei que há semelhanças com minhas postagens diárias aqui no nosso blog, com uma sutil diferença: não que tenha prazo para "entregar" o texto, mas acho interessante procurar assunto com fatos ligados a data do dia...

Achei a crônica:

Que santo é esse?

Artur Xexéo

"Hoje é dia de São Sidônio Apolinário. A coluna mal começou, e você já tem todo o direito de dizer “e eu com isso?”. Devo admitir que, como sempre, o leitor tem razão. O Dia de São Sidônio Apolinário pouco tem a ver com qualquer coisa e dificilmente — a não ser que você seja o titular de uma coluna religiosa — será assunto para um colunista discorrer num domingo chuvoso.
Ah... esse é um dos problemas que tenho para escrever esta coluna. Ela tem que estar pronta cinco dias antes de ser publicada. Como confiar na previsão do tempo com tanta antecedência? Mas é isso que a previsão me garante para este domingo: chuvas, com temperatura variando entre 17 e 19 graus Celsius. Será?
Dou de novo a palavra ao leitor: que raio de coluna é essa falando de São Sidônio Apolinário e previsão do tempo? Confesso: é um truque. Tenho que escrever 2.264 caracteres (sem contar os espaços), tendo ou não assunto. Hoje é o dia do não. E meu truque, além de dar uma olhada na previsão do tempo, é consultar
a Wikipedia para ver se alguma efeméride me inspira. Foi assim que descobri que hoje é dia de São Sidônio Apolinário. É Dia do Vasco também.
Faz quatro anos que o governador Sérgio Cabral sancionou a lei que estabelece este dia (do Vasco, não do santo). Para um torcedor do Fluminense, não chega a ser um assunto. Vou em frente. Foi num 21 de agosto que a guilhotina foi usada pela primeira vez na Revolução Francesa, a Mona Lisa foi roubada do Louvre (e recuperada dois dias depois), o Parque do Ibirapuera foi inaugurado, nasceram Carmo Dalla Vecchia e Murilo Rosa. Nada me entusiasma, a não ser o fato de Carmo e Murilo terem nascido no mesmo dia e no
mesmo ano! Mas, embora o fato seja mais relevante do que saber que hoje também é o aniversário de Kim Cattrall, não creio que a coincidência renda mais do que... 227 toques. E já rendeu.
Este 21 de agosto marca ainda o aniversário de 22 anos de morte de Raul Seixas. Tenho certeza de que existe muito mais gente por aí que falaria melhor sobre Raul. Outro assunto: faz 42 anos que uma junta
militar tomou o poder no país após uma trombose sofrida pelo então presidente Costa e Silva. São tempos para se esquecer. Não para serem recordados neste domingo... será que está chovendo mesmo?
Último tema: foi neste dia, em 1963, que a prisão de Alcatraz, em São Francisco, onde Al Capone esteve preso, foi desativada. Taí, eu já estive em Alcatraz, talvez possa dividir essa experiência com os leitores. Temo que seja tarde demais. Já ultrapassei os dois mil toques, estou me aproximando do fim da coluna e minha visita a Alcatraz não cabe no espaço que me resta. Só dá tempo de desejar felicidades para Carmo Dalla Vecchia, Murilo Rosa e, por que não?, Kim Cattrall. Ah, e como precaução não faz mal a ninguém, recomendar aos leitores que não saiam de casa sem guarda-chuva."

A propósito...Hoje é Dia do Soldado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes