Novas vozes de Portugal

Reportagem do Globo me chamou atenção para uma nova geração de cantoras de fado em Portugal. Além de talentosíssimas, são verdadeiras musas.
Numa espécie de colonialismo ao contrário, sempre olhamos para a música popular de Portugal com um certo ar de estranhamento e até mesmo de ironia, como se tudo que viesse de Portugal fosse uma piada. Somos assim também em relação à Argentina e outros países que tem uma produção musical importante.
Muito já se falou sobre esta particularidade brasileira de se fechar ao mundo que nos cerca, deste olhar curto e decididamente pouco cosmopolita em relação à produção cultural européia, asiática, latinoamericana, etc.
Já passou do tempo de acharmos que música boa é só a brasileira e a de matriz inglesa ( rock, pop e derivados ). A música que se faz no Caribe e na África por exemplo é instigante, de grande diversidade, e consumida fortemente na Europa, Japão e Estados Unidos.Por estas bandas, nada...
Para quem tem sangue árabe nas veias como eu, é uma delícia ver estas belas mulheres/cantoras desfilando seu talento por fados prenhes de uma imemorial herança moura.
Pesquisei no YouTube e achei alguns belos vídeos destas bela cantoras portuguesas.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes