Lembrando Nelson Rodrigues


Nelson Rodrigues ganha blog com textos inéditos em site dedicado ao seu centenário (completaria em 2012)
Ideia é mostrar a atualidade do escritor, que morreu em 1980 e escrevia diariamente sobre futebol, guerra dos sexos e política
Nesta terça-feira (23), data do aniversário do escritor Nelson Rodrigues(23/08/1912), sua filha Sonia(que também é escritora) assume uma missão: fazer um blog sobre o mundo contemporâneo com textos escritos há mais de 30 anos. O autor do diário será o próprio Nelson, um dos únicos escritores capazes de tornar fácil a tarefa de Sonia. “Ele é o Shakeaspeare do Brasil, seus textos são muito atuais. Ele fala de paixões que são permanentes”, afirma ela.
O blog faz parte de um link maior, nelsonrodrigues.com.br, que prepara as comemorações do centenário do autor - Nelson completaria 100 anos em 2012 .Até lá, trechos de obras inéditas serão publicados e um grande arquivo comunitário aberto. “Queremos que as pessoas que montam peças e estudam a obra dele estejam reunidas aqui”, diz Sonia, que capitaneia o projeto.
Polêmico, Nelson não viu o advento dos blogs nem a era do politicamente correto. Hoje, seus textos sobre homens e mulheres, política internacional e futebol provocariam verdadeiras avalanches em páginas de comentários. “Acho que ele ia adorar isso: o blog, a publicação instantânea”, diz Sonia. “Ele escrevia todos os dias, sobre todos os assuntos e expunha seu ponto de vista a uma multidão, que é isso que um escritor de jornal faz”.
Até o próximo ano, o site deve ter versões em inglês e espanhol e irá publicar o maior número de textos possível. A ideia de Sonia é que, num futuro próximo, o espaço sirva também para oferecer livros para download, no formato de e-books.

Por Letícia González
da:marie claire

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes