Sociedade entrevista: Zeca Baleiro


Relembrando meus tempos de jornalismo impresso em Campos, o Sociedade publica uma entrevista com o cantor e compositor Zeca Baleiro, que se apresenta nesta sexta-feira no SESI Campos a partir das 20h.

Através de contato com sua assessora de imprensa, Adriana Bueno, Zeca respondeu perguntas elaboradas especialmente para os leitores do Sociedade Blog.

José Ribamar Coelho Santos ganhou o apelido de Zeca Baleiro na adolescência, época em que vivia andando com bombons, chicletes e balas nos bolsos, quando cursava agronomia em São Luís-MA.

Começou sua carreira compondo melodias e músicas para peças infantis de teatro, onde se destacou pela qualidade de suas letras. Sua música deriva de muitos ritmos tradicionais brasileiros: samba, baião e pagode, misturados com elementos de rock, pop e até de música eletrônica. Suas letras contém, de forma inteligente, humor e poesia. Ele revela que vai ser “bacana” reencontrar os campistas. Como vocês, Zeca Baleiro!!!

Sociedade - Você está com seu décimo CD autoral. Desde o primeiro (Por onde andará Stephen Fry) até O Coração do Homem-Bomba, houve alguma mudança significativa em suas composições? Que tipo de evolução você destacaria nessa linha de tempo?

Zeca - Houve muitas mudanças. Todo processo criativo é assim. Com o tempo matura-se alguns procedimentos, busca-se outros... Depende do quão curioso e inquieto é o cara. Acho que componho melhor agora.

Sociedade - Como é sua relação com as gravadoras? Existe alguma interferência delas na hora da escolha de um repertório, por exemplo?

Zeca - Sempre foi boa, mas tenho cada vez mais optado pelo caminho da independência. Meus próximos trabalhos sairão pelo meu selo, o Saravá Discos.

Sociedade - O Zeca Baleiro prefere estúdio ou show ao vivo? Onde se sente mais à vontade?

Zeca - Gosto dos dois ambientes. No estúdio, a criação é mais calculada, cerebral, e o palco é o lugar da explosão, da catarse.

Sociedade - Como você encara o download de músicas? A música Toca Raul do seu último álbum também está disponível em seu site oficial. Você é a favor dessa ferramenta de divulgação?

Zeca - Sou a favor, como sou a favor da permanência do disco. Adoro discos, gosto de comprar, de pegar, ler o encarte, ouvir lendo a ficha técnica... Tem algumas músicas disponíveis no meu site pra download gratuito. Não se pode dispensar nenhuma ferramenta, mas um modo não exclui ou anula o outro.

Sociedade - O que os apreciadores do seu trabalho podem esperar para sua apresentação aqui em Campos-RJ, já que você deixou uma legião de fãs depois de sua última passagem por aqui?

Zeca - Faz um bom tempo que não vou aí. Dessa vez vou com um show mais intimista, apenas eu e o Tuco Marcondes, guitarrista. Tocarei um pouco de todos os discos. O público daí sempre me recebeu com calor. Vai ser bacana reencontrá-lo.

Comentários

Graci disse…
Eu adoro o Zeca Baleiro, tenho todos os cds e dvds, a última vez que eu o assisti aqui em Campos foi no Rancho da Ilha. É irreverente,divertido,brega e romântico na medida certa!
Cadinho RoCo disse…
Zeca Baleiro é artista que ostenta obra bem expressiva e seu show em Campos deverá ser sucesso puro.
Cadinho RoCo
Celso Vaz disse…
Arrebentou, Grandão!!!
Sexta tô lá.
Marcos disse…
Que luxo em pessoal!!
Milene disse…
Este blog está cada vez mais diferenciado dos demais e melhor!!!
Parabéns aos responsáveis!!!!
Anônimo disse…
show de bola sociedade

Rafa
Graci disse…
Puxa...não tem mais ingresso para o show!!!Marquei bobeira!
Matou a pau, Gustavo. Coloquei matéria lá no NF 10 com link para sua postagem aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono