Reminiscências de um nostálgico blogueiro

Acabo de ver, depois de quase 28 anos, o jogo de futebol que mais marcou a minha vida. Não, não foi nenhum jogo do meu amado Botafogo, até porque naquela época meu time não vivia uma fase muito boa.
Falo da seleção brasileira de 82. Falo do jogo que me fez chorar (e muito) pela primeira vez na vida por causa de futebol. Na verdade, depois desse jogo nunca mais o futebol, e principalmente a seleção teve a mesma graça para mim. Tinha 10 anos, morava em Cabo Frio e as recordações continuam vivas. Quem viveu aquele momento sabe bem do que estou falando.
E hoje ao ver boa parte do jogo- já que também fui assistir ao lindíssimo e emocionante "Chico Xavier" no cinema- me vi mais uma vez torcendo, vibrando, sofrendo como há 28 anos.
Escrevi pra caramba e agora percebo que até este momento, no quarto parágrafo desta nostálgica postagem, ainda não disse de que jogo se trata. Pois bem: Brasil 2 X 3 Itália, disputado no Estádio Sarriá em Barcelona. O jogo faz parte da belíssima programação dos "Clássicos do futebol mundial" que a ESPN transmite todas as terças há 2 meses. Sei que sou um pouco suspeito para falar do meu canal predileto, mas hoje mais uma vez eles deram show!! Os próprios narradores desta noite, João Palomino e Antero Grecco, - que estava no estádio naquele fatídico dia- durante a transmissão deixaram escapar diversas vezes o quanto esta partida marcou a vida dos dois. Muito legal!!
E hoje, às portas de uma nova Copa, e vendo este timaço com Zico (um grande ídolo deste blogueiro, apesar de ter sofrido tanto com seus gols), Sócrates, Falcão, Leandro, Júnior, entre outros, comandados pelo genial Telê Santana, fica realmente muito, mas muito difícil mesmo, achar qualquer outra copa legal ou qualquer outra seleção brasileira tão especial e digna da minha torcida. Sei que são outros tempos, mas pelo menos durante alguns minutos, me reservo ao direito de ainda hoje, quase 30 depois, continuar vibrando com aquele timaço!
Aquela sim era uma seleção!!
A propósito: para quem não viu e quer rever a partida, a ESPN Brasil repetirá no próximo domingo às 22:30. Neste horário, espero estar comemorando o título carioca. Que vou dedicar a três craques citados acima: Zico, Júnior e Leandro, não por acaso, jogadores que marcaram época no time da gávea.
PS- 1-Hoje mais uma vez torci para a cabeçada de Oscar entrar. Mas o Zoff pegou de novo.


Comentários

Victor Hugo disse…
Também revi o jogo. Caramba, tinha 14 anos em 82 e chorei muito!!!! Foi foda ver aquele timaço perder. Só que tenho mais sorte que vc: sou flamenguista e os 3 que vc citou jogavam no meu time!!!rsrsrsr

um abraço e parabens pelo texto
Marcilio disse…
Pelo jeito este dia está marcado na cabeça de muita gente. Sou mais um. Tinha 9 anos naquele 5 de julho. Foi muito triste. O futebol não merecia, e depois do titulo da Itália o futebol retrocedeu. E o Brasil nunca mais armou uma seleção de verdade. Com todo respeito aos campeões de 94 e 02.
Marcelo Bessa disse…
Eu tinha 10 anos: aconteceu exatamente o que Neto escreveu.
Anônimo disse…
Postagem visionária.
Zico falando sobre a Copa de 82 agora no Jô.
Gustavo Rangel disse…
Rapaz, engraçado que no começo da postagem eu já imaginei qual jogo seria? Acho que nossa geração nunca esquecerá esse jogo. Será como a geração de meu pai, que nunca esqueceu a derrota para o Uruguai em 50.
Nilton disse…
Tenho 40 anos. E concordo com o Gustavo. Para nossa geração, o Sarriá foi como a copa de 50.
Valdir Perez, Leandro, Oscar, Luisinho e Júnior; Falcão, Cerezo, Sócrates e Zico; Serginho e Éder.

Tinha 11 anos. Chorei feito a criança que era, à época. Meu primeiro, único e último choro por causa de futebol.

Até hoje não acredito que Cerezo atravessou aquela bola. Já estive frente-a-frente com ele, em 98 ou 99, não me lembro bem, em São Januário. O Vasco recebia o Vitória, da Bahia, pelo Brasileirão. Cerezo treinava o time baiano. Como eu era o repórter da Rádio Continental escalado para "cobrir" o adversário do time do Rio, lá fui, incrédulo, entrevistar Cerezo. Não me lembro de nada que ele falou. Não prestei atenção. Olhava, atônito, para aquele homem. E vinha à lembrança, evidentemente, o lance fatídico da Copa de 82. Tive, confesso, vontade de dar com o microfone na cabeça dele.

Nunca vou esquecer da tragédia do Sarriá. Até o fim dos meus dias.

Tenho orgulho de dizer que conheci metade daquele time. Além do episódio com Cerezo, fui apresentado certa vez ao Valdir Perez num hotel em São Paulo onde ele estava hospedado com uma delegação japonesa.

Também entrevistei Leandro durante algumas horas, na pousada dele, em Cabo Frio. E troquei cumprimentos com Falcão (no Maracanã), Sócrates (no campo do Goytacaz, na época em que ele treinou a Cabofriense) e Júnior (na saída do campo do Americano).

Resumo dessa imensa postagem: após meu choro quase convulsivo, aos 11 anos, estive frente-a-frente com seis daquele time. Metade da equipe, em ocasiões diferentes que a vida me proporcionou. Nunca imaginei que isso ia acontecer. E a cada vez que lembro da Copa e dos encontros com aqueles craques, me dá vontade de chorar de novo.

Portanto, é hora de parar de escrever antes que tenha de pegar o lenço.
Encantou,apesar do Valdir Peres,Cerezo,Luizinho, Serginho não serem considerados craques nos seus times.Tinhamos na reserva Edinho,Dirceu,Dinamite,Renato na reserva.
E a Itália tinha uma defesa forte e um meio de campo marcador ,coisa que o Brasil não tinha,com Gentile,Baresi,Sicrea,Conti e mais alguns.
Fico feliz com a repercussão da postagem. Prova a minha mulher que não sou o único doido....rsrs
Hoje, José Trajano leu mais de 80 mensagens na ESPN Brasil falando sobre o jogo. Somos muitos.
Mas hoje vendo o jogo novamente, reparei em 2 detalhes: no polêmico lance do Gentile rasgando a camisa do Zico, tive quase certeza que já havia sido marcado impedimento do brasileiro.
E quando já estava 3 a 2 para a Itália, Antognoni faz o quarto gol, mas que foi invalidado sob a justificativa de impedimento. Só que o italiano estava em posição legal. Aí mesmo no vídeo se você pausar no momento do passe, vai conferir que era para o gol valer.
A verdade é a seguinte: No jogo, a Itália foi mais competente. E acabou ganhando o jogo merecidamente.
Gustavo Rangel disse…
Revendo novamente o vídeo repareu duas coisas: No terceiro gol da Itália, Junior era o único que dava condição ao Rossi, o que poderia ter sido impedimento. E o quarto gol da Itália foi mal anulado. Novamente Junior dava condição. É só pausar em 4 min e 20, momento exato do passe.
Gustavo Rangel disse…
Neto, como de costume, pensamos a mesma coisa quase no mesmo instante...rsrsrs
Celso Vaz disse…
Acho que sou o único a deixar um comentário aqui que não viveu este pesadelo.
Não era nascido em 82 ainda. Mas ouço falar nesse jogo desde moleque. Meu pai, tios, primos, até mesmo professores na escola e na faculdade. E ontem vi o segundo tempo do jogo.
Realmente acho que a Itália jogou melhor. Foi mais efetiva. E tinha um cara num dia inspirado. O tal Paolo Rossi. Já vi outros programas sobre copas e sempre que passa a Copa de 82 me dá uma vontade danada de ser mais velho. Queria ter sofrido naquele dia.
Anônimo disse…
Boa postagem!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes