Você conhece Flordelis dos Santos?

Conforme prometido ontem, gostaria de compartilhar com vocês uma entrevista feita pelo Mauro Ventura com Flordelis dos Santos, publicada domingo passado na Revista do jornal "O Globo". Fazendo um breve resumo da vida de Flordelis, trata-se de uma senhora humilde de 48 anos, professora, evangélica e cantora gospel, que na década de 90 começou a prestar assistência às crianças abandonadas pelos pais depois de encontrar uma adolescente que chorava muito. Na mesma época, albergou como filhos, em uma casa de dois quartos, 37 crianças sobreviventes de uma chacina na estação Central do Brasil. Atualmente ela tem 50 filhos, sendo que 4 biológicos e 46 adotados. Três filhos já faleceram em virtude de complicações decorrentes do vírus HIV. Desde então, vem sendo um símbolo da luta contra valores retrógrados que boa parte da Justiça atual ainda cultua, e que só vem prejudicando crianças e adolescentes que precisam de um lar de verdade.
Eis um trecho da entrevista:
"O GLOBO: Fale um pouco de seus filhos...
FLORDELIS: Alex, conhecido como Malandragem, era gerente do tráfico de Manguinhos. Hoje é seminarista, estuda Direito e que ser juiz. Mizael queria ser traficante, como os tios, e hoje administra nossas finanças. (...)
O GLOBO: Você já teve problemas com a Justiça por não querer que as crianças fossem para abrigos, não?
FLORDELIS: O Juiz Liborni Siqueira falou que elas teriam que ir para um abrigo. Qualquer pessoa em sã consciência concordaria que não havia condição de ficarem na favela, só eu não enxergava isso. Mas eram meus filhos, e não números. E no abrigo tudo é coletivo. Tira a individualidade. Eles ficam sem história, sentimentos. Houve um mandado de busca e apreensão, e prisão se eu desobedecesse. Fugimos do Jacarezinho, acharam a gente, fugimos de novo e fomos para a Favela Parada de Lucas. Dormimos ao ar livre e acordei de madrugada com bandidos e moradores em volta. Deram-nos abrigo, até que apareci na imprensa como sequestradora. Apresentei-me, e o juiz Siro Darlan me deu 30 dias para sair da favela e conseguir uma casa de 6 quartos e 3 banheiros.
O GLOBO: Por que se arriscou tanto, fugindo da Justiça?
FLORDELIS: As crianças também sofrem violência da Justiça, ao serem reintegradas a famílias onde foram abusadas. Conheci uma mãe no Hospital do Andaraí. O filho de 1 ano e 2 meses estava com as pernas quebradas. Ela me pediu para ficar com o bebê até ele se curar. Levei-o para casa e tratei-o no Hospital de Traumato-Ortopedia. Lá constataram violência doméstica. Com 2 anos, ele voltou a andar. Quando o pai viu o bebê curado, quis de volta. Eu não quis dar. Ele conseguiu um mandado judicial e tive que entregar. Dez dias depois, jogou o filho pela janela porque estava chorando. Os pais fugiram. Fui ao Juizado tentar enterrar, trataram-me como uma louca porque eu o chamava de filho. Foi enterrado como indigente. Foi aí que decidi não obedecer mais nenhuma ordem neste sentido.
O GLOBO: Você já tem 50 filhos. Tem espaço para mais algum?
FLORDELIS: Em casa não, mas no meu coração sim. Mulheres que entregam o filho à própria sorte não são mães, são máquinas de gerar filhos. Elas geraram no ventre, mas não no coração. Eu ouvia: "Entrega para o Juizado". Respondia: " Elas não tem meu DNA físico, mas têm meu DNA de alma." Não consigo virar as costas e dizer não para nenhuma criança com problema. Esse é o meu maior defeito e a minha maior qualidade."
Hoje entra em cartaz o filme "Flordelis-Basta uma palavra para mudar" de Marco Antônio Ferraz e Anderson Corrêa. Reynaldo Gianecchini, Aline Morais, Leticia Spiller, Cauã Reimond, Letícia Sabatella, Marcello Antony e Fernanda Lima são alguns dos nomes que participam da produção, dedicada ao trabalho social de Flordelis dos Santos. Nenhum deles cobrou cachê para participar da película. A obra tem como objetivo ajudar esta grande mãe e seu Instituto Flordelis de Apoio ao Menor (IFAM). O telefone do Instituto é (21)2701-6617.

Comentários

É isso aí. Muita coisa virá à luz daqui para frente.
Excelente postagem. Nós não podemos desistir de fazer o bem. Não podemos esperar organização nenhuma. Temos que ser verdadeiros, íntegros, honestos, humildes. Essa mulher para mim é uma timótea. Não pensa no que é dela e sim no que é de Jesus. E o que é de Jesus é do próximo... sempre para o bem. Se pensarmos em preservar nossa pele, nosso conforto, estaremos deixando uma lacuna para os aproveitadores. Está na hora de se levantarem os timóteos, mas também deles aparecerem. Tem muitos, estão escondidos...mas agora tudo virá à tona. Os timóteos são doadores de si... Lindo!! E não barganham. Nós ainda não vimos nada... rsrs
Anônimo disse…
...Puxa... e quem vai fazer um filme sobre a Joelma, mãe do Roney, hein meu amigo? Bom ler vc de novo.
Karina Alves disse…
FLORDELIS...será que tem curso pra ser uma mãe assim?....será que tem jeito de aprender a ser igual a ela...pensar um pouquinho na vida do proximo?
precisamos olhar ao lado.... o mundo precisa de ajuda ...parabens Flordelis...vc ta fazendo a sua parte e a gente ta fazendo o que ?....

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono